terça-feira, junho 15, 2021

Plesiopharos moelensis é o novo plesiossauro português e é o mais antigo e completo da Península Ibérica

Plesiopharos moelensis é o novo plesiossauro português e é o mais antigo e completo da Península Ibérica

Foi descoberto um novo género e uma nova espécie de plesiossauro, que viveu há 195 milhões de anos, na região de São Pedro de Moel (Marinha Grande). Este achado é o mais completo e antigo plesiossauro da Península Ibérica pertencendo ao início do Período Jurássico, de há cerca de 195 milhões de anos. Os plesiossauros eram répteis marinhos, da Era dos dinossauros, que tinham de vir à superfície respirar. Os seus membros, braços e pernas, evoluíram para barbatanas. 

A nova espécie portuguesa foi batizada com o nome de Plesiopharos moelensis, que quer dizer “perto do farol de [São Pedro] de Moel”, e também refere a sua afinidade familiar com os plesiossauros. O fóssil do Plesiopharos, agora descrito, é constituído por partes da barbatana do braço e da perna direita, do tórax e do pescoço. Este foi encontrados por dois colecionadores, Victor Teixeira e António Domingos, que doaram o achado ao Museu da Lourinhã. O fóssil foi completamente preparados e estudados no laboratório do Dino Parque por uma equipa de paleontólogos e geólogos ligados ao Museu da Lourinhã e Universidade Nova de Lisboa. A investigação foi coordenada por Simão Mateus e tem como primeiro autor Eduardo Puértolas-Pascual, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã.

Plesiopharos moelensis (arte por Simão Mateus)
O exemplo que estes dois colecionadores deram ao doarem este material reveste-se ainda de maior significado quando a costa portuguesa sofre cada vez mais de pilhagens e colheitas descontroladas de fósseis, que ameaçam a preservação do património paleontológico português.

A nova descoberta foi publicada na revista Acta Palaeontologica Polonica de acesso livre e será, em breve, o centro de uma exposição temporária no Dino Parque da Lourinhã.



Plesiopharos moelensis (arte por Simão Mateus)



Puértolas-Pascual, E., Marx, M., Mateus, O., Saleiro, A., Fernandes, A.E., Marinheiro, J., Tomás, C. and Mateus, S. 2021. A new plesiosaur from the Lower Jurassic of Portugal and the early radiation of Plesiosauroidea. Acta Palaeontologica Polonica 66. http://www.app.pan.pl/archive/published/app66/app008152020.pdf 

Sem comentários: