quarta-feira, novembro 25, 2015

Elefantes fósseis de Marrocos em tese de mestrado por João Marinheiro


Elefantes fósseis Elephas recki de Marrocos foram o tema da Tese de Mestrado defendida hoje, 25 de Novembro de 2015, por João Marinheiro integrado no Mestrado em Paleontologia da FCT-Universidade Nova de Lisboa + Universidade de Évora. Parabéns ao João Marinheiro que agora é Mestre com uma classificação de 18 valores aprovada por unanimidade.

Na dissertação é mostrada a mais recente ocorrência de Elephas recki em África numa pequena bacia sedimentar do plistocénica (500.000 a 200.000 anos) no Médio Atlas, em Marrocos, associado a material lítico de H. erectus; a existência de novos fósseis de pegadas e crocodilomorfos do Jurássico médio; e uma gruta com vestígios holocénicos.


João Marinheiro na escavação de duas presas de Elephas recki, em Marrocos.

Ficha Técnica:
Data: 25 de Novembro de 2015
Mestrado em Paleontologia
Provas de Mestrado de João André da Silva Marinheiro
Dissertação: "​Proboscideans and other vertebrates from Anchrif, Morocco"
Constituição do Júri: 
Doutor Paulo Alexandre Rodrigues Roque Legoinha, Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
Doutora Cleia Detry Cardoso e Cunha, Investigadora Pós-doc do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa;
Doutor Octávio João Madeira Mateus, Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Orientador: Octávio Mateus (FCT-UNL); Co-orientador: Prof. Carlos Ribeiro (UÉ)


Bibliografia já publicada:
Marinheiro, J., Mateus O., Alaoui A., Amani F., Nami M., & Ribeiro C. (2014). Elephas and other vertebrate fossils near Taghrout, Morocco. Journal of Vertebrate Paleontology. Program and Abstracts, 2014,178.
Marinheiro, J, Mateus O, Alaoui A, Amani F, Nami M, Ribeiro C. 2014. New Quaternary fossil sites from the Middle Atlas of Morocco. Comunicações Geológicas. 101, Especial I:485-488.
Júri e Candidato: Paulo Legoinha, Octávio Mateus, João Marinheiro e Cleia Detry.

Sem comentários: