segunda-feira, novembro 16, 2015

A Árvore da Vida antes da Origem das Espécies

Sabia que já se desenhavam árvores da vida antes da Origem das Espécies? Quem desenhou uma das primeiras e mais elaboradas árvores dos seres animais foi a canadiana Anna Maria Redfield (1800-1888) que era coleccionadora vigorosa, estudiosa da vida animal, e brilhante ilustradora, mas curiosamente tão esquecida que nem sequer tem uma entrada na wikipédia. Redfield é das primeiras mulheres a desenvolver contributos importantes na sistemática e taxonomia.
Em 1857 é publicada a sua litografia A General View of the Animal Kingdom de 1.56 x 1.56 m pelos editores E.B. & E.C. Kellogg.
O mais impressionante é que esta árvore da vida é de dois anos antes da publicação da Origem das Espécies (1859), por Charles Darwin. Aparentemente Anna Maria Redfield rejeitou a origem evolutiva dos humanos mas também é verdade que nos desenhou ao lados dos demais primatas. Os "Bimana" sendo o grupo dos humanos, distinguindo-os dos "Quadrumana", os outros primatas.

A General View of the Animal Kingdom, 1857, litografia por A.M. Redfield, publicado por E.B. & E.C. Kellogg, Hartford, CT


Existem menos de 60 exemplares conhecidos desta fantástica árvore da vida. Este original aqui apresentado está na Yale University em New Haven, EUA.

Tassy (2011) também refere várias árvores publicadas antes de Darwin, nomeadamente por Lamarck (1809) e Barbançois (1816). Contudo, árvore de Lamarck assemelhava-se mais a um auxílio visual para a chave dictómica. Os detalhes e amplitude da árvore de Redfield é rara até mesmo nos dias de hoje.
Resta-nos questionar porque é que Anna Maria Redfield é tão desconhecida. Gostaríamos de acreditar que ser mulher não era a razão de se manter relativamente ausente dos livros da História da Ciência.


Fonte: http://phylonetworks.blogspot.pt/2015_01_01_archive.html
Tassy, P. (2011). Trees before and after Darwin. Journal of Zoological Systematics and Evolutionary Research, 49(2), 89-101.

Sem comentários: