sábado, janeiro 24, 2009

Nova Publicação: Colecção de Fósseis de Vertebrados de Sir Alfred Leeds


A colecção de fósseis de vertebrados que está no National Museum of Ireland é relavante sob o ponto de vista histórico mas também científico. Acontece que no final do século XIX um senhor chamado Alfred Leeds que vivia no Peterborough District começou a acumular uma importantíssima colecção de fósseis de vertebrados a partir do seu barreiro. Durante mais de vinte anos Alfred Leeds (principalmente, se bem que inicialmente ajudado pelo seu irmão Charles) acumulou uma quantidade absolutamente impressionante de fósseis de uma inestimável riqueza científica. Desde plesiossauros, passando por crocodilomorfos, e por peixes gigantes como o Leedsichthys. A colecção em Dublin é uma fracção representativa do que existiu na formação de "Oxford Clay", onde o barreiro se inseria. Por outro lado, a Colecção de Alfred Leeds no National Museum of Ireland é um marco importante na história da própria colecção; assinala o momento em que Alfred Leeds começou a dispersar, vendendo, fósseis por todo o mundo. Hoje em dia a colecção de Alfred Leeds está em Uppsala (Suécia), Estados Unidos, vários museus de Inglaterra, etc. A maior parte dos fósseis estão no Hunterian Museum, mas os melhores espécimes encontram-se no The Natural History Museum, London.

À parte disto, este estudo foi extremamente interessante de se realizar. Não só ficámos a saber um pouco mais sobre uma colecção extremamente rica, mas também tive o prazer de trabalhar com um dos maiores especialistas na história da Colecção: Jeff Liston e com o meu colega e amigo Adam Smith. É um trabalho que merece uma leitura por parte daqueles que se importam com o híbrido que resulta da paleontologia pura e a história!

O artigo pode ser descarregado a partir deste link.

Imagem: à esquerda uma barbatana de Ophthalmosaurus e à esquerda parte de um documento com mais de cem anos desenhado por Alfred Leeds quando havia recolhido o fóssil do seu barreiro.

Sem comentários: