quinta-feira, outubro 26, 2023

Um novo ecossistema entre o Jurássico e o Cretáceo da Península Ibérica

 

Membros da nossa equipa, em colaboração com outras instituições nacionais e internacionais, publicaram um novo trabalho que aborda a descoberta de um novo sítio paleontológico na bacia de Cameros denominado Ribota, localizado perto de Ágreda (Soria, Espanha).

Trabalhos em Ribota 

 A nova jazida está localizado na transição do Jurássico para o Cretáceo e é notável pela grande quantidade de restos fósseis de vertebrados que contém. Embora o registo de pegadas fósseis de dinossauros, pterossauros, crocodilos e tartarugas seja abundante em rochas de idades semelhantes na referida bacia, o registo fóssil de restos ósseos nas unidades geológicas circundantes à transição Jurássico/Cretáceo foi muito escasso.

A Formação Matute, que data do Tithoniano-Berriasiano e contém o sítio Ribota, já havia fornecido alguns ossos fósseis, mas apenas dois exemplares notáveis ​​foram descritos: o esqueleto quase completo de um peixe actinopterígio que foi atribuído à nova espécie Camerichthys lunae , e o crânio de uma tartaruga de água doce chamada Pleurosternon moncayensis devido à sua proximidade com o Monte Moncayo. Outras descobertas de dinossauros e peixes foram relatadas em áreas próximas da bacia de Cameros, embora a sua presença seja escassa.

Este novo artigo publicado no Journal of Iberian Geology centra-se na análise tafonómica e paleoecológica do sítio Ribota, destacando que se trata de uma acumulação de restos de vertebrados com pelo menos cinco táxons identificados, incluindo peixes osteichthianos, crocodilomorfos, tartarugas e pterossauros (voadores. répteis). Sugere-se que este local tenha sido formado pelo transporte e acúmulo de restos ósseos nas profundezas de um lago. A sua fossilização também é particular, uma vez que os ossos fósseis foram substituídos por quartzo, em vez da típica fossilização em apatite. Além disso, são discutidas as implicações desta descoberta para a compreensão das mudanças na paleobiodiversidade e nos paleoambientes da transição Jurássico/Cretáceo na Península Ibérica, destacando a importância da Ribota como um local chave para o estudo da fauna de vertebrados durante este intervalo de tempo.

Alguns dos restos de vertebrados recuperados no sítio Ribota

Em resumo, o estudo preliminar de Ribota fornece informações valiosas sobre a diversidade de vertebrados nos ecossistemas lacustres durante a transição Jurássico/Cretáceo na Bacia de Cameros e destaca a relevância deste local para a compreensão da evolução da fauna na Península Ibérica neste período com pouco. registo fóssil a nível europeu.

A referência completa do artigo, que pode ser baixado gratuitamente, é:

Puértolas-Pascual, E., Aurell, M., Bermúdez-Rochas, D. et al. A new vertebrate assemblage from the matute formation of the Cameros Basin (Ágreda, Spain): implications for the diversity during the jurassic/cretaceous boundary. J Iber Geol (2023). https://doi.org/10.1007/s41513-023-00220-y

Sem comentários: