segunda-feira, março 18, 2024

Um novo dinossauro põe os pés no Jurássico Superior de Portugal

 

Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA, da Universidade de Saragoça e da Universidade de Bona, apoiados pelo Museu da Lourinhã e pela Sociedade de História Natural de Torres Vedras, descobriram uma nova espécie de dinossauro: Hesperonyx martinhotomasorum. Este animal é um dinossauro herbívoro, bípede, relativamente pequeno, que percorria a zona da Lourinhã há 150 milhões de anos. Esta espécie acrescenta novas informações à nossa compreensão do Jurássico Português, e aumenta o valor do património natural promovido pelo aspiring Geoparque Oeste.

Durante uma das muitas escavações realizadas no verão de 2021, um grupo de paleontólogos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, em colaboração com o Museu da Lourinhã, prospetou um afloramento na Praia de Porto Dinheiro. Os afloramentos fazem parte da famosa Formação da Lourinhã, que produziu vários vestígios fósseis do Jurássico Superior com uma idade de aproximadamente 150 milhões de anos. Nesse dia, os generosos estratos da Formação da Lourinhã presentearam o olhar atento dos paleontólogos com uma descoberta surpreendente: um pé de dinossauro quase completo e semi-articulado.

 

Reconstruction of Hesperonyx martinhotomasorum, artwork by Victor Carvalho CC BY 4.0

 

O espécime foi preparado no Laboratório do Museu da Lourinhã e, no início, a anatomia deste espécime intrigou os cientistas. “Simplesmente não correspondia a nada que havíamos visto antes” – disse Lucrezia Ferrari, a estudante que preparou o espécime e o relatou na sua tese de mestrado e coautora do estudo. “Era algo familiar, mas tinha várias características que pareciam incomuns” – continuou Filippo Maria Rotatori, líder do estudo publicado. “Era uma espécie de dinossauro herbívoro bípede, mas tal animal nunca tinha sido registado em Portugal antes”. Após a primeira descrição, Filippo passou bastante tempo a viajar por outros países, para estudar animais semelhantes para comparações, e no final a resposta foi clara: “É uma espécie nova! Mais uma no ecossistema altamente diversificado do Jurássico Português” - concluiu Filippo. O novo dinossauro é um dinossauro iguanodonte de pequeno porte, bastante raro no Jurássico da Europa. A nova espécie chama-se Hesperonyx martinhotomasorum, em homenagem a Micael Martinho e Carla Tomás, os preparadores de fósseis do Museu da Lourinhã. O estudo, para além da NOVA e do Museu da Lourinhã, contou com a ajuda e conhecimento da Sociedade de História Natural de Torres Vedras (SHN). Bruno Camilo, responsável da SHN, afirmou “É sempre um prazer apoiar a investigação que valoriza o nosso extraordinário património geológico”.

Hesperonyx é bastante inesperado, indica-nos que o ecossistema da Formação da Lourinhã ainda tem muitas surpresas para oferecer, e que estamos apenas a abrir uma janela para um “Mundo Jurássico” muito complexo. Miguel Moreno-Azanza, orientador principal de Filippo, observou: “Esta é uma descoberta maravilhosa e também um grande exemplo de como as colaborações científicas em Paleontologia podem ajudar a alcançar grandes resultados. Esta investigação envolveu universidades muito conhecidas (Universidade NOVA de Lisboa, Universidade de Saragoça e Universidade de Bona), mas também museus e associações locais (Museu da Lourinhã e Sociedade de História Natural de Torres Vedras).” A boa sinergia entre estas entidades foi fundamental para alcançar tal resultado e descrever a nova espécie Hesperonyx martinhotomasorum. Esta descoberta vem juntar-se ao já muito rico património geológico e paleontológico do aspiring Geoparque Oeste, reforçando o estatuto da Lourinhã como ‘Capital dos Dinossauros’ e um verdadeiro tesouro natural de Portugal.

O exemplar pode ser admirado no Museu da Lourinhã, na exposição paleontológica permanente.

 

Artigo:
Rotatori FM, Ferrari L, Sequero C, Camilo B, Mateus O, Moreno-Azanza M. An unexpected early diverging iguanodontian dinosaur (Ornithischia, Ornithopoda) from the Upper Jurassic of Portugal.
Journal of Vertebrate Paleontology. https://doi.org/10.1080/02724634.2024.2310066

Sem comentários: