quarta-feira, setembro 20, 2023

Um novo pterossauro na Península Ibérica

Paleontólogos da Alemanha, Brasil e Portugal descobrem uma nova espécie de grande réptil voador na Lourinhã. O novo pterossauro é o primeiro nomeado em Portugal e o maior do seu grupo.

Os pterossauros eram répteis voadores da época dos dinossauros e os seus vestígios são conhecidos em Portugal desde a década de 1950. No entanto, todas as descobertas fósseis anteriores consistiam apenas em ossos ou pegadas dispersas que, embora importantes, não ofereciam uma imagem adequada da sua aparência. . Em Novembro de 2018, Filipe Vieira encontrou um novo exemplar fóssil na Praia do Caniçal, Lourinhã. Os vestígios foram escavados durante uma campanha de campo do Museu da Lourinhã em 2019 e estão em estudo desde então. Esses ossos incluem a face com dentes e vértebras de um animal grande. O animal recebeu o nome de Lusognathus almadrava, que significa “mandíbulas de Portugal” e refere-se a uma tradicional armadilha de pesca portuguesa da época romana (a almadrava).

Lusognathus viveu durante o Jurássico, uma época em que se acredita que a maioria dos outros pterossauros conhecidos eram de corpo pequeno e graciosos (com algumas exceções). Nessa época, os pterossauros já estavam difundidos em todo o mundo e a maioria de seus grupos já estavam presentes. Um desses grupos é o dos Gnathosaurinae, pterossauros com dezenas a centenas de dentes delgados. Até agora, estes animais foram encontrados na Europa, América do Sul e Ásia, e alguns podiam atingir mais de 2 metros de envergadura. No entanto, o seu tamanho é ofuscado pelo deste pterossauro português. Ao dimensionar os ossos e compará-los com o parente mais próximo, o Gnathosaurus, o Lusognathus teria atingido uma envergadura mínima de 3,6 metros.

A característica mais marcante do Lusognathus são as suas grandes mandíbulas dentadas, com uma expansão na parte anterior dessas mandíbulas semelhante à observada hoje em aves modernas, como os colhereiros. Os dentes do Lusognathus entrelaçaram-se, criando uma armadilha para capturar pequenos peixes e mariscos, daí o seu nome. Isto enquadra-se no rico ambiente lagunar encontrado em Portugal durante o Jurássico. O ecossistema de Portugal naquela época era próspero e continha numerosos dinossauros, crocodilos, peixes, mamíferos e outros animais. Muito ainda se desconhece sobre a evolução dos pterossauros, especialmente durante o Jurássico, mas estas novas descobertas fornecem novos dados sobre a sua distribuição, aumento do tamanho corporal e ecologia. Os ossos de Lusognathus podem ser visitados no Museu da Lourinhã, em Portugal.

A reconstrução de Lusognathus é de Jason Brougham

A referência completa do artigo, que pode ser lido em acesso aberto, é:

Sem comentários: