segunda-feira, outubro 02, 2006

Dinossauros da Lourinhã visitados por meio milhão de japoneses em dois meses


Regressam esta semana a Portugal os esqueletos e ossos de dinossauros que, até ao passado dia 10 de Setembro, estiveram patentes na Grande Exposição de Dinossauros no Japão onde foram visitados por meio milhão de visitantes em apenas dois meses.

A exposição englobava mais de 250 espécimes sendo o maior conjunto de dinossauros de todo o mundo, em que o Museu da Lourinhã foi responsável pela representação europeia, levando dinossauros portugueses e alemães.

O sucesso foi notório pelo número de visitantes que se deslocou a Makuhari Messe, a zona de congressos e exposições nos arredores de Tóquio. Entre os mais de 500 mil visitantes da exposição, destacam-se a família imperial japonesa, que se mostrou interessada nos dinossauros levados pelo Museu da Lourinhã que foram apresentados pelo famoso paleontólogo japonês Yoshikazu Hasegawa.

Entre as espécies que o Museu da Lourinhã levou para o Japão encontram-se o Lourinhanosaurus, o Dacentrurus, o Dinheirosaurus e o L. alenquerensis que são alguns dos dinossauros do Jurássico de Portugal. Outra atracção exibida pelo Museu da Lourinhã foi o dinossauro alemão Europasaurus, um saurópode anão que foi recentemente descrito por uma equipa luso-alemã que integra o paleontólogo Octávio Mateus, do Museu da Lourinhã e Universidade Nova de Lisboa. Além de dinossauros da Lourinhã, esta exposição teve ainda fósseis originais de mamíferos e plantas do Jurássico de Portugal, e outros fósseis de todo o mundo.

Os organizadores, apoiados pelas empresas de comunicação e multimédia japonesas NHK e Nikkei, já estão a preparar a próxima exposição no Japão que decorrerá em 2009, aquando do 150º aniversário da publicação do livro “A Origem das Espécies” de Charles Darwin. Esta importante publicação deu a conhecer os mecanismos de evolução por selecção natural, marcando uma nova era na compreensão da biologia e dos organismos vivos.

Ainda este ano, a secção de paleontologia do Museu da Lourinhã será remodelada para albergar os espécimes que agora estiveram no Japão.

1 comentário:

Anónimo disse...

muito interessantes seus arquivos sobre dinossauros, parabens pelo detalhamento. carlos pena