quinta-feira, setembro 07, 2006

Dinossauros da Lourinhã numa mega exposição no Japão.

Dinossauros da Lourinhã irão para uma mega exposição no Japão.


Desde 2004 que o Museu da Lourinhã e instituições japonesas têm vindo a preparar uma grande exposição de dinossauros que terá lugar este Verão em Makuhari Messe, perto de Tokyo.

Anteriores exposições de dinossauros no Japão atingiram mais de um milhão de visitantes em apenas dois meses e estima-se que esta exposição, patrocinada pela empresa de multimédia Nikkei, possa atingir valores semelhantes. Esta aderência a exposições e museus mostra o fascínio dos japoneses pelo tema dos dinossauros. Foi recentemente inaugurado no Japão o maior museu de dinossauros do mundo, em Fukui.

A exposição, que estará patente de 15 de Julho a 10 de Setembro, conta com mais de 100 espécimes de todo o mundo. Para esta exposição, o Museu da Lourinhã dispensa réplicas e originais de alguns dos melhores fósseis de dinossauros de Portugal sendo alguns destes apresentados ao público pela primeira vez.
O elenco dos fósseis inclui réplicas do esqueleto completo do dinossauro carnívoro português Lourinhanosaurus de 4,5 metros de comprimento e do herbívoro Dacentrurus de 7 metros, uma vértebra de Dinheirosaurus lourinhanensis, um membro anterior de Camarasaurus com quatro metros de altura, e os fósseis originais de plantas e mamíferos do Jurássico superior da Lourinhã, com 150 milhões de anos.

Além disso, o Museu da Lourinhã também coordenou a participação na exposição de um fémur de Lourinhasaurus cedido pelo Museu Geológico e do esqueleto completo do Europasaurus, um dinossauro anão da Alemanha recentemente descrito na revista Nature pelo paleontólogo do Octávio Mateus e paleontólogos alemães, sendo exposto ao público pela primeira vez.

Esta colaboração entre Japão e Portugal para a concretização da exposição de dinossauros começou em 2004 num encontro em Denver, nos Estados Unidos, entre museólogos japoneses e o paleontólogo do Museu da Lourinhã e Universidade Nova de Lisboa, Octávio Mateus.
Todas as peças estão seguradas contra todos os riscos e o paleontólogo do museu lourinhanense irá deslocar-se ao Japão para aprofundar as relações institucionais, assegurando as condições de montagem e exposição dos fósseis lusos nesta "The World Giant Dinosaurs Expo 2006”. Esta exposição de dinossauros faz parte da estratégia de abertura e internacionalização do Museu da Lourinhã. No final da exposição, em Setembro, os fósseis regressarão a Portugal onde serão expostos no Museu da Lourinhã

Sem comentários: