domingo, maio 30, 2021

Ave gigante conviveu com os últimos dinossauros na Europa antes da grande extinção no final do Cretácico

Paleontólogos espanhóis e da Universidade NOVA mostram que é a primeira descoberta de um fóssil de ave gigante que conviveu com os últimos dinossauros da Península Ibérica. A nova descoberta reforça a importância dos Pirenéus de Huesca (Espanha) para estudar a biodiversidade do fim dos tempos dos dinossauros


Um novo estudo realizado por um grupo internacional de paleontólogos liderado por membros da Universidade de Zaragoza (Espanha) e com a participação da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA) descreve, pela primeira vez, um fóssil de uma ave gigante do Cretácico Superior nos Pirenéus. Pesquisadores de universidades das Ilhas Canárias, Portugal e Argentina têm colaborado no trabalho publicado na prestigiosa revista internacional Journal of Vertebrate Paleontology.

O fóssil é uma vértebra cervical pertencente a uma ave grande, semelhante em tamanho a um casuar (1,5-1,8 m de altura), e que teria um pescoço longo e flexível. O fóssil foi comparado com vértebras de dinossauros terópodes e pássaros atuais e extintos de todo o mundo, após o que sua natureza aviária foi claramente evidenciada, embora mais primitiva do que as aves atuais. Durante o desenvolvimento da investigação, foi realizada uma Microtomografia Axial Computadorizada (micro TAC) da vértebra, no laboratório do Centro Nacional de Investigación de La Evolución Humana (CENIEH, Espanha), para estudar sua estrutura interna. Isso permitiu observar uma estrutura oca com múltiplas cavidades e câmaras, típica de um sistema respiratório de sacos aéreos semelhante ao das aves modernas.

O fóssil foi encontrado em 2009 nos afloramentos de rochas sedimentares continentais da Formação Tremp em Beranuy, na área da Ribagorza. A datação desta área situam essas rochas nos últimos 250.000 anos do Cretáceo, temporariamente muito próximas do limite Cretáceo/Paleogénico e da extinção dos dinossauros.

O achado desta ave é muito relevante para a paleontologia de vertebrados europeus, pois embora a presença de aves de grande porte fosse conhecida no Cretáceo da Europa, nunca havia sido registrada uma tão perto do limite Cretácico/Paleogénico. Esta vértebra, portanto, é a evidência mais moderna de um pássaro mesozóico na Europa, e mostra que pássaros grandes coexistiram com outros dinossauros pouco antes de sua extinção. Isso pressupõe que as comunidades animais continentais no final do Cretácico na Península Ibérica eram mais diversificadas do que se conhecia anteriormente. Futuras descobertas ajudarão a desvendar o papel que esse animal desempenhou nesses ecossistemas e suas relações de parentesco com outras aves.


Link do artigo: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02724634.2021.1900210 




Uma vértebra cervical de avestruz atual (à esquerda) e a vértebra de ave deste novo estudo. Autor: Manuel Pérez Pueyo




Diferentes visões da vértebra. Autor: Manuel Pérez Pueyo







Extensão temporal de diferentes grupos de pássaros gigantes na Europa, mostrando a localização temporal da vértebra (MPZ 2019/264) deste estudo.

Autor: Manuel Pérez Pueyo


 

Sem comentários: