quarta-feira, novembro 27, 2019

Identificação de dentes de dinossauros carnívoros

Um novo estudo analisou em detalhe os dentes dos dinossauros carnívoros e permite identificar dentes isolados, algo considerados muito difícil até agora. Este é o resultado da tese de doutoramento de Christophe Hendrickx na Universidade Nova de Lisboa.

Os dentes terópodes isolados são alguns dos fósseis de vertebrados mais comuns no registro fóssil do mesozóico e são continuamente relatados na literatura científica. Métodos quantitativos recentemente desenvolvidos melhoraram nossa capacidade de testar as afinidades de dentes isolados, mas na maioria dos estudos, os dentes são diagnosticados em caracteres qualitativos. Isso pode ser problemático porque a distribuição dos caracteres dentais dos terópodes ainda é pouco documentada e frequentemente restrita a uma linhagem. Para ajudar na identificação de dentes terópodes isolados e para avaliar com mais rigor seu potencial taxonómico e filogenético, Hendrickx et al. (2019) avaliaram as características dentárias de duas maneiras. Analisamos primeiro a distribuição de 34 caracteres dentários qualitativos em uma ampla amostra de taxa. Propriedades funcionais para cada característica dental foram incluídas para avaliar como a similaridade funcional gera homoplasias. Em seguida, compilaram uma matriz quantitativa de dados de 145 caracteres dentários para uma taxa de 97 saurísquios. Este último foi utilizado para avaliar o grau de homoplasia dos caracteres dentários qualitativos, abordar questões de sobre o valor taxonómico e bioestratigráfico dos dentes dos terópodes e explorar as principais tendências evolutivas na dentição dos terópodes.





Em conjuntos reduzidos de dados filogenéticos de Theropoda, os caracteres dentários exibem níveis mais altos de homoplasia do que os caracteres não dentários, mas ainda fornecem informações úteis de agrupamento e otimizam sinapomorfias locais de clados inferiores. Em conjuntos de dados filogenéticos mais amplos, o grau de homoplasia exibido por caracteres dentais e não dentários não é significativamente diferente. Características dentárias nas ornamentações das coroas, textura do esmalte e microestrutura dentária têm significativamente menos homoplasia do que outras características dentárias e podem ser usadas para identificar muitos taxas de terópodes no nível de 'família' ou 'subfamília', e algumas de género ou espécie. Essas características devem, portanto, ser uma prioridade para investigações que procuram classificar dentes isolados.

Estas observações melhoram a utilidade taxonômica dos dentes dos terópodes e, em alguns casos, podem ajudar a tornar os dentes isolados úteis como marcadores bioestratigráficos. Essa lista proposta de características dentárias em terópodes deve, portanto, facilitar futuros estudos sobre a paleontologia sistemática de dentes isolados.

Hendrickx, C., Mateus O., Araújo R., & Choiniere J. (2019).  The distribution of dental features in non-avian theropod dinosaurs: Taxonomic potential, degree of homoplasy, and major evolutionary trends. Palaeontologia Electronica. 22(3), 1-110.
https://palaeo-electronica.org/content/2019/2806-dental-features-in-theropods



Sem comentários: