segunda-feira, junho 17, 2019

Quantos dinossauros existiram?

Quantos dinossauros existiram? Parece uma pergunta simples mas a resposta é bem mais complicada. Já foram reconhecidas cerca de 1500 espécies de dinossauros mesozoicos e actualmente existem cerca de 10.000 espécies de aves, que são dinossauros. Portanto podemos afirmar, com toda a segurança que existem e existiram pelo menos 11.500 espécies de dinossauros, entre os actuais e extintos.

Filogenia dos dinossauros. Ilustração por Gabriel Ugueto.
Mas o registo fóssil é muito incompleto e de certeza que existiram dinossauros que não ainda identificámos e muitos que nunca iremos conhecer.

Num artigo publicado em 2016, o número estimado de espécies de dinossauros mesozoicos foi estimado em 1 543 a 2 468, o que parece um número ridiculamente baixo.

Os nossos dados apontam que o registo de tetrápodes fósseis quaternários (excluindo o registo de grutas) em Portugal representam apenas cerca de 10% da fauna actual. O registo fóssil no Mesozoico nunca será melhor ao do quaternário devido ao tempo que passou e seus efeitos da diagénese, tafononia e disponibilidade de afloramentos.
Se considerarmos que as 1500 espécies conhecidas de dinossauros representam 10% do registo fóssil, temos uma estimativa de mais de 15.000 espécies de dinossauros que terão existido durante o mesozoico.
É interessante, mas mesmo assim parece pouco.





Sem comentários: