quarta-feira, outubro 17, 2018

Dacentrurinos em Portugal e América do Norte

Miragaia longicollum Mateus et al., 2009 (Jurássico Superior de Portugal) é uma espécie de estegossauro baseado num espécime constituído essencialmente pela parte anterior do esqueleto. Alcovasaurus longispinus Galton e Carpenter, 2016 (Jurássico Superior de Wyoming, EUA) foi definido com base num espécime de estegossauro descrito pela primeira vez em 1914 - mas apenas o fémur, espinhos e as últimas vértebras caudais foram descritos antes de ser destruído numa inundação nos anos 1920s. Na última análise filogenética de Stegosauria, A. longispinus foi encontrado fora de Eurypoda, devido à falta de características conhecidas compartilhadas com outras espécies de estegossauros. Um novo espécime (MG 4863) de Atouguia da Baleia (Portugal), com esqueleto anterior e posterior representativo, foi classificado como M. longicollum, e distingue-se do seu táxon irmão, Dacentrurus armatus Owen, 1875.

Novos dados mostram que o dinossauro Alcovasaurus longispinus é um estegossauro dacentrurino e contribui para a identificação deste grupo.

Miragaia longicollum, illustrado por Eloy Manzanero 

As comparações revelaram quatro características apenas compartilhadas por M. longicollum e A. longispinus (processos transversos presentes em todas as vértebras caudais, corpo vertebral médio e posterior com contorno em forma de maçã, arco neural das vértebras caudais médias e posteriores um terço ou menos da altura e largura do centro, ossificação lateral da borda posterior do centro caudal posterior), sugerindo congenericidade.
Outros três caracteres (centro caudal médio e posterior mais largo que alto, mais alto que longo, com face laterais profundamente côncavas) foram compartilhados por ambos taxa e por D. armatus, portanto, poderiam ser diagnósticos de Dacentrurinae. Estes resultados sugerem que A. longispinus é um estegossauro dacentrurino, resolvendo sua localização filogenética, e é a primeira evidência de Dacentrurinae na América.

Este trabalho foi resultado da tese de Mestrado em Paleontologia de Francisco Costa, sobre o dinossauro Miragaia longicollum e apresentado na XVI Reunião Anual da Associação Europeia de Paleontologistas de Vertebrados, que decorreu na Caparica em Julho passado.


Costa, F., & Mateus O. (2018).  Alcovasaurus longispinus as a dacentrurine stegosaur (Dinosauria) and contributions to the diagnosis of Dacentrurinae. Abstract book of the XVI Annual Meeting of the European Association of Vertebrate Palaeontologists, Caparica, Portugal. Page 50. June 26th-July 1st, 2018.
Com PDF 

Sem comentários: