quarta-feira, outubro 17, 2018

A geologia do Geoparque Oeste - Terras do Jurássico


Desde 2016 que o Museu da Lourinhã e o Fórum Português dos Geoparques da UNESCO têm cooperado e debatido em conjunto, num esforço que culminou na assinatura, em 15 de março de 2018, de um acordo por cinco municípios de Portugal, para a candidatura conjunta ao Geopark UNESCO, como Aspiring Geopark Oeste - Jurassic Land e com a criação da Associação AGEO - Associação Geoparque Oeste.
Estes municípios, Óbidos, Peniche, Bombarral, Lourinhã e Torres Vedras, que compõem o Aspirante Geopark Oeste compreendem uma área de 680 km2 ocupada principalmente por afloramentos Jurássicos (67%), 21% do Cretácico Inferior e 12% de outras unidades do Triásico Superior a Quaternário, num total de 20 unidades ou formações geológicas, muitas delas com nomes após as localidades do Oeste, como a Formação Lourinhã, a Unidade Bombarral ou o Grupo Torres Vedras. Os 61 km de costa atlântica, muitas vezes com praias de areia, são um destino popular para turistas e as extensas e espectaculares exposições geológicas ao longo das arribas, muitas com fósseis de dinossauros que atraem cientistas e o turismo científico de todo o mundo.

A riqueza e diversidade do Aspiring Geopark Oeste pode ser percebida por dez factos e dados geológicos:

  1. mais de 40 geossítios identificados, 
  2. um GSSP (prego dourado), na base do Toarciano, da Ponta do Trovão
  3. mais de 200 sítios fósseis ( vertebrados e invertebrados), 41 deles em bancos de dados internacionais, 
  4. 38 teses de doutoramento sobre a geologia da área, maioritariamente em paleontologia, 
  5. 35 espécies de fósseis com nomes dedicados às localidades do Oeste, como o dinossauro terópode Lourinhanosaurus dedicado à Lourinhã, ou o crinóide “Pentacrinus” penichensis dedicado a Peniche, 
  6. mais de 200 artigos científicos já publicados, inclusive em revistas de alto perfil,
  7. dois museus compreendendo uma significativa componente de exposição em Paleontologia, e pelo menos mais dois espaços estão a ser preparados, 
  8. 15 espécies de dinossauros únicas no mundo, como Lusotitan ou Miragaia
  9. oito mapas geológicos de grande qualidade na escala 1: 50000; e 
  10. uma das localidades jurássicas mais relevantes do globo, com registo estratigráfico fossilífero quase contínuo de afloramentos que compreende todo o Jurássico, e que vão desde o Triásico Superior ao Cretácico Inferior. 



Estes números ilustram bem a importância geológica internacional e o potencial científico do território aspirante a Geopark. A área é muito turística e é o lar de 158 mil habitantes que podem beneficiar da estratégia de sustentabilidade do Geopark.

Esta foi a mensagem e resumo levado ao congresso da 8ª Conferência Internacional sobre Geoparques Globais da UNESCO, nos dias 8 a 14 de setembro de 2018 em Adamello Brenta Geopark, Trentino, Itália. A comunicação foi feita por Bruno Pereira.

Referência:
Mateus, O., Pereira B., Rocha R., & Kullberg J. C. (2018).  Aspiring Geopark Oeste in Portugal: scientific highlights and importance. 8th International Conference on UNESCO Global Geoparks. , 8-14 Sept., Adamello Brenta Geopark, Trentino


Sem comentários: