terça-feira, janeiro 09, 2018

Paleontólogo João Russo

O primeiro autor de um dos artigos do ano de 2017 é João Russo.

João Paulo Vasconcelos Mendes Russo, nasceu em Lisboa em 2 de Fevereiro de 1986. Fez a licenciatura em Geologia na Universidade de Lisboa (2010) e Mestrado em Paleontologia na Universidade Nova de Lisboa em associação com a Universidade de Évora com a tese dedicada a “Eggs and eggshells of Crocodylomorpha of the Late Jurassic of Portugal”, defendida com 19 valores.
João Russo. Foto por O.Mateus
Desde 2010 que é voluntário no Museu da Lourinhã desde a preparação laboratorial a montagem de exposições. Ao mesmo tempo, desenvolveu trabalhos de digitalização 3D, que culminou com trabalho em espécimes do Sauriermuseum Aathal em Fevereiro de 2012 e a presença na conferência Digital Fossil em Setembro do mesmo ano realizada em Berlim, como co-autor de uma comunicação. Participou no congresso Strati como voluntário do pessoal de apoio e como bolseiro no Projecto DinoEggs. Participou em escavações e expedições no Wyoming, Marrocos, Algarve e Lourinhã.

Actualmente está a começar o doutoramento na Universidade Nova de Lisboa com o título “Evolution of nodosaurid dinosaurs and description of a new skeleton from the Late Jurassic of Portugal” sob a orientação de Octávio Mateus.
Segundo o Google Scholar João Russo tem 41 citações e um índice h de 3. Ele tem sido alvo de algumas notícias no blog Lusodinos e pode também seguir no Research Gate.

Publicações:
Marzola, M., J Russo, O Mateus (2015) Identification and comparison of modern and fossil crocodilian eggs and eggshell structures. Historical Biology 27 (1), 115-133.
Russo, J. O Mateus, M Marzola, A Balbino (2014). Crocodylomorph eggs and eggshells from the Lourinhã Fm. (Upper Jurassic), Portugal. Comunicações Geológicas 101 (Especial I), 563-566
Tschopp, E., J Russo, G Dzemski (2013). Retrodeformation as a test for the validity of phylogenetic characters: an example from diplodocid sauropod vertebrae. Palaeontologia Electronica 1998, 16 1 2013
Santos, OF dos, J Russo, M Mendes, N Pimentel, RP dos Reis. (2010). Modeling of Cretaceous uplift and erosion events in the Lusitanian Basin (Portugal). CM 2010-Abstracts 3

Sem comentários: