quinta-feira, janeiro 11, 2018

Nova espécie de peixe jurássico de Portugal

Guimarotaichthys problematicus é o novo género e espécie de peixe fóssil do jurássico de Portugal, nomeadamente do Kimmeridgiano da Mina da Guimarota. Apesar de ser reconhecer que se trata de uma nova espécie de peixe Osteichthyes não-teleósteo, a sua posição filogenética não é bem conhecida, o que justifica o nome problematicus.

Otólitos de Guimarotaichthys problematicus (Schwarzhans, 2018). 

Esta nova espécie é baseada em otólitos que são pequenas concreções de carbonato de cálcio presentes dentro de câmaras no aparelho vestibular do ouvido interno dos peixes e que têm a função de controlar a posição do corpo do animal, ou seja, manter o equilíbrio postural.

Relação filogenética do peixes ósseos e comparação dos seus otólitos (Schwarzhans, 2018)

O artigo é publicado por Werner Schwarzhans de Hamburgo com a afiliação institucional ligada ao Museu de História Natural da Dinamarca. O holótipo, espécime de referência, é SMF PO.91821 presente em Senckenberg Museum (Frankfurt am Main, Alemanha) e desconhecemos quando está previsto o seu retorno a Portugal.

Artigo:
Schwarzhans, W., 2018. A review of Jurassic and Early Cretaceous otoliths and the development of early morphological diversity in otoliths. Neues Jahrbuch für Geologie und Paläontologie-Abhandlungen, 287(1), pp.75-121.http://www.ingentaconnect.com/content/schweiz/njbgeol/2018/00000287/00000001/art00005

Sem comentários: