domingo, maio 17, 2015

Portugal tem os mais antigos ovos de crocodilomorfos do mundo


Novo estudo confirma a existência em Portugal dos mais antigos ovos de crocodilomorfos no mundo. Assinado por João Russo, Octávio Mateus, Ausenda Balbino e Marco Marzola, este artigo é resultado da tese de Mestrado em Paleontologia FCT+UÉ de João Russo sobre ovos de crocodilomorfos, e publicado nas Comunicações Geológicas (saiu para o público esta semana embora a data indicada seja de 2014).

Ovos e cascas de crocodilomorfos de Portugal



Estes ovos das colecções do Museu da Lourinhã e da Universidade Nova (FCT-UNL), foram recolhidos nos afloramentos do Jurássico Superior (com cerca de 152 milhões de anos).
Apresentam-se cascas de ovos fósseis de Crocodylomorpha da Formação da Lourinhã do Jurássico Superior de Portugal, recolhidas em cinco locais: um ninho de Cambelas com 13 ovos, e três ovos parciais e vários fragmentos de Paimogo N (I), Paimogo S (II), Casal da Rola, e Peralta. Todos os espécimes excepto o ninho foram encontrados em associação com material de ovos de dinossauro. A nossa investigação revela que, numa análise micro- e ultraestrutural, todas as amostras apresentam caracteres típicos consistentes com o morfótipo crocodilóide de casca de ovo, como a forma das unidades de casca, a organização das camadas da casca, e a extinção triangular em blocos observável com nicóis cruzados. Atribuímos este material à oofamília Krokolithidae, sendo os ovos de crocodilomorfos mais antigos conhecidos até agora e também o melhor registo para ovos de crocodilomorfos não crocodilianos. Além disso, o nosso estudo indica que a estrutura básica da casca de ovos crocodilóides se mantém estável pelo menos desde o Jurássico Superior.

Russo, J., Mateus O., Balbino A., & Marzola M. (2014). Crocodylomorph eggs and eggshells from the Lourinhã Fm. (Upper Jurassic), Portugal. Comunicações Geológicas. 101, Especial I, 563-566.

Palavras-chave: Cascas de ovo, Crocodilóide, Crocodylomorpha; Jurássico Superior, Krokolithidae.

Sem comentários: