Para compreender os fósseis temos frequentemente que recorrer às espécies actuais. Mas se quisermos estudar crocodilos tudo fica mais fácil pois existem 14 espécies actuais. Nos dinossauros não-avianos isso é impossível e usamos os seus "primos", os crocodilos, e os descendentes actuais, as aves. A verdade é que por vezes as espécies actuais também precisam de ser estudadas e isso levou-nos ao estudos de ovos de três espécies de crocodilianos: Crocodylus mindorensis (Crocodilo-filipino), Paleosuchus palpebrosus (Caimão-anão-de-Cuvier), e Alligator mississipiensis (Aligátor-americano). Os resultados foram agora publicados na Historical Biology com Marco Marzola e João Russo.
Crocodylus mindorensis. Fonte: wikipedia |
Evolução dos ovos (Marzola et al., 2014) |
Referência:
Marzola, M., Russo J., & Mateus O. (2014). Identification and comparison of modern and fossil crocodilian eggs and eggshell structures. Historical Biology link
Tradução do resumo:
Identificação e comparação de ovos e estruturas da casca de ovos de crocodilos modernos e fósseis
Cascas de ovos de três espécies de crocodilos actuais Crocodylus mindorensis (Crocodilo-filipino), Paleosuchus palpebrosus (Caimão-anão-de-Cuvier), e Alligator mississipiensis (Aligátor-americano) foram preparadas para análises de secção em lâmina delgada e microscopia electrónica e são descritas de forma a melhorar o conhecimento da anatomia e microestrutura de ovos crocodilianos, e a definir novas apomorfias que possam ser utilizadas para identificação. Tanto ovos de crocodilos actuais como fósseis apresentam uma ornamentação externa que varia entre o tipo anastomotuberculado, ramotuberculado, ou o aqui descrito pela primeira vez, rugosocavado. O sistema de poros do tipo angusticaniculado é uma característica partilhada entre cascas de ovos de Crocodilomorfos e alguns grupos de dinossauros e aves. Sinais de incubação de ovos de crocodilos anteriormente descritos foram também observados no único ovo fertilizado e eclodido. A amostra de Paleosuchus palpebrosus apresenta uma morfologia das três camadas da casca e organização únicas, com uma camada média relativamente fina caracterizada por uma microestrutura densa e compacta.
Sem comentários:
Enviar um comentário