sábado, abril 27, 2013

Horácio Mateus (1950-2013)

Morreu ontem, aos 62 anos de idade, Horácio Mateus, fundador do Museu da Lourinhã.

Nascido na Lourinhã em 1950, Horácio Mateus esteve envolvido, com outros lourinhanenses, na origem do GEAL, Grupo de Etnografia e Arqueologia da Lourinhã. Nesse seio, o Horácio foi, sem dúvida, o principal promotor do que seria a realização mais óbvia desta associação: o Museu, no qual empenhou o seu tempo e devoção e dedicou o seu espírito. 
Apesar de uma criação conjunta e imprescindível de muitos, Horácio Mateus merece o título do Fundador do Museu da Lourinhã.

Com a esposa, Isabel Mateus, foram os descobridores do famoso ninho de dinossauros de Paimogo, com embriões, o que lhes valeu, a nomeação de Figuras Nacionais do Ano em 1997, pela Revista Expresso. Foi um animado museógrafo e co-autor de três artigos científicos. Ocupou o cargo de Conservador do Museu da Lourinhã durante muitos anos. Apesar da visibilidade pública da temática dos dinossauros, a parte etnográfica e arqueológica era a sua grande paixão.

Adeus pai.

13 comentários:

ome disse...

Nossas mais profundas condolências

PortugalQue futuro? disse...

AS NOSSAS PROFUNDAS CONDOLÊNCIAS DE Augusto Faria e familiares

Fundación Dinosaurios CyL disse...

Lo sentimos muchísimo. Un fuerte abrazo Octavio.
Fundación Dinosaurios CyL

Patrick Francisco disse...

Tive o privilégio de almoçar com este senhor algumas vezes num restaurante da Lourinhã, local onde nos cruzamos algumas vezes. Apesar de não o ter conhecido com muita profundidade, sempre me pareceu uma pessoa muito simpática, um excelente interlocutor com uma vasta cultura. Fiquei surpreendido e triste ao saber desta notícia. Quero deixar aqui as minhas condolências à familia enlutada, neste momento dificil.

Jaime Almeida disse...

As minhas condolências e um Abraço de muita força para ti meu amigo Octávio e toda a família

Silvia Mielgo disse...

Te mandamos nuestro más sincero pésame desde Salas de los Infantes. Octavio, un fuerte abrazo para ti y toda tu familia.

Regina Veigas disse...

Lourinhã perdeu mais um dos intervenientes da sua história recente! Pêsames à família.

Regina Veigas disse...

Condolências à família.

inocencia disse...

meus sinceiros abracos a si,e a familiao Mateus ,Doutor Octavio, Deus o tenha em paz.

Unknown disse...

Octávio, meus sentimentos para ti para a Isabel e toda a família, um grande abraço nestes momento dificil, Força e coragem Homem, como sempre .. !

Stork disse...

Os meus mais profundos sentimentos, querido amigo Octávio. Deus saberá acolher uma pessoa de tão enorme espírito como o teu pai. Tal como os dinossauros, ele deixou bem vincada a sua passagem por cá.Abraço e carinho para a família. Célia Pratas.

Octávio Mateus disse...

As condolências e aqueles que se vieram despedir hoje foi também uma grande prova de amizade e carinho que ajuda a ultrapassar tudo. MUITO OBRIGADO A TODOS!!
Agora.... a vida prossegue. "Bola para a frente que atrás vem gente!"

Unknown disse...

Olá Professor, felicidades para toda sua casa!

Estamos aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

DIVULGUE SEU BLOG no EDUCADORES MULTIPLICADORES e fique em evidência. Compartilhe saberes!

A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. Amplie seu público!

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

IRIVAN