sexta-feira, abril 19, 2013

Palestra sobre os dinossauros portugueses, Sábado, 16h


Amanhã, sábado, farei uma palestra sobre os dinossauros portugueses, pelas 16h na Lourinhã. 
Mais informação no site do Museu da Lourinhã reproduzida de seguida:

Decorre no próximo sábado, dia 20, pelas 16:00, no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, uma palestra subordinada ao tema “Dinossauros portugueses”.

Esta palestra insere-se no designado “ciclo de conversas: quando as galinhas tinham dentes e os porcos tiverem asas”, promovida no âmbito da exposição “T rex: quando as galinhas tinham dentes”, patente ao público no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, até ao final do mês de agosto.

A exposição, muito visitada desde outubro passado, resulta da iniciativa do programa Ciência Viva, que convocou a comunidade científica nacional e conta com a colaboração de três museus: “Museu Geológico”, “Museu Nacional de História Natural e de Ciência” e “Museu da Lourinhã”.

Esta inédita mostra da paleontologia portuguesa é complementada pelo ciclo de conversas que vai ocorrendo mensalmente nos locais de referência.


Esta palestra, proferida por Octávio Mateus, aborda a riqueza, a diversidade e alguns aspetos curiosos dos dinossauros portugueses. Desde a descoberta dos primeiros vestígios em Portugal, há 150 anos, a riqueza de espécies de vertebrados fósseis não tem parado de aumentar, com achados que vão desde o Jurássico Inferior, há cerca de 195 milhões de anos (M.a.), até à extinção dos dinossauros não-avianos, no final do Cretácico, há 66 M.a.

Contudo é do Jurássico Superior (150 M.a.) que provem a maioria dos achados. Lourinhanosaurus e Lusotitan, com pescoços e caudas muito compridos, ou Miragaia longicollum, com espigões assustadores, são alguns exemplos de dinossauros encontrados na Região Oeste, para além de ovos e embriões únicos.

A “conversa” será seguida de uma visita ao Museu da Lourinhã e aos seus laboratórios.

O doutor Octávio Mateus colabora com o Museu da Lourinhã desde muito jovem, o que seguramente contribuiu para determinar a sua profissão: paleontólogo especialista em dinossauros.

Tendo realizado o doutoramento sobre os dinossauros de Portugal, com destaque para o Jurássico Superior, é atualmente professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Contam-se por mais de uma centena os artigos e comunicações científicas onde surge como autor ou coautor, tendo descrito mais de uma dezena de novas espécies para a Ciência e participado em múltiplas expedições internacionais, com destaque para Angola, Mongólia, Moçambique e Gronelândia.


Sem comentários: