quarta-feira, abril 21, 2010

Palestras à noite em Coimbra (22 de Abril)


Organização integrada no Dia Internacional da Terra, 22 de Abril, 21h 30m, na Feira do Livro de Coimbra (Praça da República):

Tertúlia "Como Foi a Vida na Terra"

- Vanda Faria dos Santos (Museu Nacional de História Natural, Lisboa),"Pegadas de Dinossauros em Portugal"

Explica-se como se formam os icnofósseis em geral e as pegadas de dinossauros, em particular. Apresentar uma retrospectiva das jazidas com pegadas e trilhos de dinossauros no Jurássico e Cretácico de Portugal; sua importância patrimonial.

- Octávio Mateus (Universidade Nova de Lisboa & Museu da Lourinhã), "Dinossauros de Portugal"

Explica-se em que condições se formaram jazidas com esqueletos e ninhadas de ovos de dinossauros. Apresenta-se uma retrospectiva das principais jazidas e novas descobertas de dinossauros em rochas do Jurássico e Cretácico de Portugal.

- Pedro Miguel Callapez (Museu Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra, Coimbra, "Fósseis da região de Coimbra"

Mostram-se aspectos da evolução do espaço geográfico de Coimbra ao longo dos tempos geológicos. Apresenta-se uma retrospectiva sucinta dos principais fósseis e jazidas da região de Coimbra e Baixo Mondego.

- Eugénia Cunha (Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra), "Como nos tornámos humanos"

Apresenta-se a história do homem na Terra como vem contada no livro com esse título que a autora acaba de publicar na Imprensa da Universidade de Coimbra.

Entrada livre. Haverá participação da audiência.

Moderador:
Carlos Fiolhais

Organizadores: Carlos Fiolhais e Pedro Callapez
Apoios: Câmara Municipal de Coimbra, Centro de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra e Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho.



Próximas palestras por Octávio Mateus:
22 de Abril: Coimbra;
5 e 6 de Maio: ISPA, Lisboa;
18 de Maio, 15h, Universidade Lusófona, Lisboa
19 Maio, Sta. Iria da Azóia;
25 Maio, Caldas da Rainha

Sem comentários: