sábado, julho 25, 2009

Como procurar fósseis?

Uma das perguntas mais frequentes que me fazem é "como sabem onde procurar?" ou "como procurar fósseis?". A escolha do local prende-se com o conhecimento da geologia da região. Dependendo do que se procura, escolhe-se o tipo e idade das rochas. Por exemplo, se quisermos dinossauros, procuram-se rochas sedimentares do Mesozóico (Triásico, Jurássico ou Cretácico) formadas em ambientes continentais, mas se quisermos encontrar baleias fósseis procuramos terrenos marinhos do Cenozóico.
Uma vez localizada a área, é preciso prospectar, cobrindo vastas áreas à procura dos primeiros vestígios que justifiquem uma recolha ou escavação.

Este vídeo, feito por mim, mostra a imensidão dos afloramentos cretácicos durante a procura de fósseis em Angola:


2 comentários:

Patricia disse...

Ola Doutor Octávio Mateus, eu adoro dinossauros e a sua época, eu até gostaria de me licenciar em Paleontologia, desde criança esse é o meu sonho e permanece até hoje, tenho 22 anos, mas toda a gente diz que em portugal não há futuro nessa área, mas mesmo assim gostaria de arriscar, o que me aconselha?

Octávio Mateus disse...

Olá Patrícia

Eu aconselho a ti e a todos a seguirem aquilo que desejam e ambicionam. Mas isso implica muita dedicação, trabalho e empenho. Do ponto de vista de educação, eu aconselho o percurso típico: uma licenciatura em biologia ou geologia, seguida de mestrado e doutoramento na área.
Boa sorte,
Octávio