sábado, julho 25, 2009

Nova rotunda com dinossauros na Lourinhã

Réplica da notícia do Jornal Alvorada:


Nova obra resulta do entendimento de três entidades do concelho da Lourinhã: Rotunda assinala Capital dos Dinossauros

Última alteração dia
2009-07-25 às 00:00:00


Imprimir NotíciaNova obra resulta do entendimento de três entidades do concelho da Lourinhã: Rotunda assinala Capital dos Dinossauros

Esta rotunda surge porque há Museu na Lourinhã”, justificou publicamente o presidente da direcção do GEAL, Hernâni Mergulhão, na breve cerimónia de inauguração da Rotunda dos Dinossauros, localizada na entrada da sede do concelho e defronte do Centro Coordenador Rodoviário.


Foi a consonância dos interesses entre o GEAL e a Câmara Municipal, materializada pela empresa lourinhanense Louritex, que permitiu a construção da representação de um espaço público que contribui no reforço da Lourinhã como a “Capital dos Dinossauros”. No mesmo dia em que se assinalava o feriado municipal, o dirigente associativo destacou a riqueza paleontológica existente no concelho e enalteceu as “pessoas que são capazes de os descobrir (os dinossauros) e desenvolver conhecimento científico em torno disso”. Hernâni Mergulhão acredita que esta rotunda evitará que, quem passar pela Lourinhã, não se aperceba que “esta é a terra dos dinossauros”.

Também José Manuel Custódio destacou a colaboração com o GEAL, num dia em que assinalou o 25º aniversário do Museu da Lourinhã. “É sinal de que nos entendemos e sabemos o quão necessário é dar valor ao movimento associativo”, sublinhou o autarca, tendo destacado o trabalho desenvolvido pelo casal Mateus em defesa da actividade do GEAL.

Visivelmente orgulhoso por inaugurar a nova imagem da principal rotunda do concelho, o edil destacou o facto de ter sido uma empresa lourinhanense a responsável pela sua concretização, a Louritex, após a utilização dos desenhos técnicos da autoria do paleontólogo Octávio Mateus. “A Louritex é uma empresa familiar que tem suportado as crises e conseguido ser inovadora, e muito tem feito pela Lourinhã em termos da criação de emprego”, elogiou José Manuel Custódio. E prometeu que o processo que levará à construção do Parque Jurássico “não está adormecido mas bem vivo”.

Pelo reconhecimento internacional que o concelho tem merecido, e que muito deve ao trabalho desenvolvido pelo GEAL, o presidente do município elogiou publicamente o trabalho desenvolvido por Octávio Mateus ao longo dos anos. “Tem sido um elemento preponderante nisto tudo”, destacando o trabalho além fronteiras desenvolvido pelo jovem investigador e que, desta forma, leva o nome do concelho a muitos recantos do mundo. E prometeu continuar de “mãos dadas” com o GEAL. Ao acto inaugural da nova Rotunda dos Dinossauros, ocorrido no passado dia 24 de Junho, associou-se o secretário de Estado da Ciência, do Ensino Superior e da Tecnologia, que representou o ministro Mariano Gago, que neste dia estava nos Açores. Manuel Heitor sublinhou o reconhecimento público que o nosso concelho tem tido por parte das comunidades científicas e, concretamente, do turismo científico em torno da riqueza paleontológica do concelho. “Estamos aqui para demonstrar o apoio do Governo em fazer da Lourinhã um pólo de atracção de cientistas sobretudo daqueles que trabalham na paleontologia, assim como na divulgação da cultura científica”, frisou o representante governamental, numa alusão à construção quer do Parque Jurássico, quer do Museu da Ciência e da Tecnologia. Em nome do ministro Mariano Gago, elogiou igualmente o trabalho científico desenvolvido por Octávio Mateus.

Sem comentários: