sexta-feira, abril 24, 2009

Ginkgo biloba, uma árvore jurássica?

O Ginkgo biloba é uma árvore que ornamenta tantas alamedas e jardins em todo o mundo e também em Portugal, e originária do Norte da China. É uma árvore de grande porte de folhas caducas com dois lóbulos que lhe conferem o epíteto específico.

É considerada um fóssil vivo por ser uma espécie relíquia que representa um grupo de plantas já extintas e outrora foram abundantes. Podemos dizer que o Ginkgo biloba é uma árvore jurássica? Bem… a espécie G. biloba é mais recente e ainda não tinha surgido no jurássico, mas o género Ginkgo é o mesmo, sob a forma de uma espécie distinta no Jurássico, o Ginkgo yimaensis, com folha multi-lobadas, e com cachos com mais, mas menores, frutos. Portanto podemos dizer que o Ginkgo é uma árvore jurássica, mas já não o podemos dizer da espécie actual G. biloba. O Ginkgo é tão único que tem o seu grupo próprio, as Ginkgophyta. O representante deste grupo do Jurássico superior de Portugal é Baiera viannae (ver Pais, 1998, sobre a vegetação do deste período em Portugal).

O facto de ser dióica faz com que exista separação sexual por indivíduos, ou seja, há árvores masculinas e árvores femininas. À porta do Departamento de Paleontologia do Museu Nacional de História Natural de Paris existe um esplendoroso Ginkgo que possui os dois sexos no mesmo indivíduo através de enxertos artificiais. Foi uma semente dessa mesma árvore que coloquei num vaso, brotou, que plantei à porta de minha casa e agora é uma bela árvore com uma altura considerável.

Foi também um Ginkgo biloba que os paleontólogos Miguel Telles Antunes e Philip Currie plantaram nas ruas da Lourinhã.

  

Pais, J. 1998. Jurassic plant macroremains from Portugal. Memórias da Academia de Ciências de Lisboa. 37: 25-47

Mateus, O. 2008  Fósseis de transição, elos perdidos, fósseis vivos e espécies estáveis   In: Evolução: História e Argumentos Edited by:Levy et al.. 77-96 Lisboa: Esfera do Caos, ISBN: 978-989-8025-55-5. 

Zheng and Z. Zhou, 2004. A new Mesozoic Ginkgo from western Liaoning, China and its evolutionary significance. Review of Palaeobotany and Palynology,  131(1-2): 91-103.

 


Evolução do “fóssil vivo” Ginkgo: embora apenas a nível específico ocorre evolução do género Ginkgo desde o Jurássico (de Mateus, 2008, modificado, com permissão, a partir de Zhou & Zheng, 2004).

 


As folhas de Ginkgo biloba no Outono adquirem uma cor amarela antes de caírem.



Sem comentários: