sexta-feira, dezembro 12, 2008

Roménia retirou o ensino da teoria da evolução das escolas



“A Roménia retirou o ensino da teoria da evolução das escolas, possível resultado de um aumento de uma tendência de conservadorismo na educação. Educadores afirmam que retirar esse conteúdo do currículo irá distorcer o entendimento das crianças de como o mundo foi criado.

Ao mesmo tempo, as escolas religiosas irão continuar a ensinar que foi Deus que criou o mundo em sete dias.

A disciplina de biologia foi também reduzida para duas horas por semana para os últimos dois anos da escola secundária. No lugar da Teoria da Evolução, os alunos são ensinados sobre ecologia e meio ambiente, conteúdos que um professor de biologia Romeno afirma que as crianças acham “enfadonho”.

Em 2006, o Ministro de Educação e de Investigação também retirou Voltaire, Camus e Nietzsche do curriculo de filosofia. Estes três autores são conhecidos por serem críticos de religião.

Neste momento crianças romenas tem aulas de religião desde os sete anos até aos dezoito. Estas mesmas crianças também são ensinadas a irem à igreja aos Domingos de manhã.

Existem propostas para que aulas de religião sejam consideradas obrigatórias no sistema educativo, independente da opinião dos pais. Crianças que não assistem a aulas de Religião teriam de assistir a aulas de Educação Religiosa e Moral.”

Fonte: Portal Ateu

A Roménia tem apenas 2,4% da população que confessa não processar nenhuma religião (contra 11,4% em Portugal).

Ver também: Romania removes theory of evolution from school curriculum

Sem comentários: