Deixo aqui a replicação de um post sobre as estatística sobre Evolução:
via Portal Ateu by Ricardo Silvestre on 12/10/08
Ainda na continuação da notícia que a Roménia resolveu retirar a Teoria da Evolução do currículo educativo das escolas, deixo aqui um gráfico que foi publicado na revista Science em 2006, da autoria de Jon D. Miller, Eugenie C. Scott e Shinji Okamoto.
De reparar que nestes dados, Portugal tinha cerca de 65% dos 1009 inqueridos a responder que consideram que a Teoria da Evolução é verdadeira. Mas o mais importante é que perto de 20% diz que a mesma Teoria é falsa.
Ainda temos um longo caminho para percorrer.
2 comentários:
Pequenos acrescentos:
"Um inquérito realizado em 34 países, em 2006, sobre a aceitação pública da Evolução apresentou os seguintes resultados:
Segundo os investigadores os resultados nos EUA devem-se, sobretudo, ao "poor understanding of biology, especially genetics, the politicization of science and the literal interpretation of the Bible by a small but vocal group of American Christians".
Portugal está no "meio" da tabela mas, curiosamente, muito abaixo no nível da aceitação da Espanha. Não tenho dados sobre a "taxa de religiosidade" nos dois países mas parece-me que deverão ser semelhantes.
Quanto à literacia científica as coisas já serão diferentes concerteza..."
Daqui
Portugal tem 11,4% de pessoas que afirmam não ter religião, contra 17% em Espanha (http://en.wikipedia.org/wiki/Irreligion.
Quanto à cultura científica, Portugal produz 215 artigos científicos por ano e por milhão de habitantes contra 380 em Espanha (http://www.worldmapper.org/display.php?selected=205).
Enviar um comentário