quinta-feira, julho 31, 2008

Como identificar um dente de crocodilo?


Os dentes de crocodilo são, em geral, todos muito semelhantes independentemente da parte da boca onde estão implantados, ao contrário dos mamíferos que têm dentição diferenciada. A forma geral de um dente de crocodilo é cónica e recurvada, de secção circular.

Já existiram crocodilos na Lourinhã (há 150 milhões de anos atrás) e alguns deles possuíam estas características gerais, contudo alguns tipos peculiares de crocodilos como o Goniopholis e o Machimosaurus possuíam outros caracteres distintivos. O Goniopholis tinha aproximadamente 50 estrias longitudinais em cada dente e não excediam em geral mais de 0,5cm. Já o Machimosaurus era um crocodilo de maior porte cujos dentes atingiam cerca de 2 a 3cm, para além disso possuíam uma ornamentação mais detalhada que o Goniopholis pois, não só as estrias longitudinais eram muito mais densas, mas também mais finas e menos proeminentes; também o recurvamento dos seus dentes é menos acentuado.

Se nos pusessem à frente um dente de dinossauro (o Allosaurus por exemplo), seria facilmente diferenciável. Um dente de Allosaurus tem uma secção aproximadamente acicular e, visto lingualmente ou labialmente (designação anatómica para quando se vêem dentes lateralmente; do lado da língua ou do lado do lábio respectivamente). Para além disso os dentes de téropodes são quase todos zyphodontes, ou seja, têm uma serilha ao longo do ‘gume’ do dente (esta serilha é composta por dentículos, em que a sua densidade é diagnóstica, muitas vezes de espécie para espécie). Existe, apesar de tudo, um grupo de crocodilos que têm serilha – os Zyphosuchia – que apresentam a mesma condição, contudo, estes não existiram durante o Jurássico superior da Lourinhã.

O Machimosaurus pertencia a um grupo chamado Thalattosuchia (etimologicamente: crocodilos marinhos), e de facto possuía uma série de adaptações adequadas à vida aquática. Alguns crocodilos deste grupo tinham glândulas para secreção do sal e autopódios (termo anatómico para designar mãos ou pés) elongados funcionando como barbatanas. Já o Goniopholis – tendo em conta os sedimentos onde tem vindo a ser encontrado – parecia tolerar quer ambientes mais marinhos quer continentais.

Em Portugal para além destes dois géneros já foram descritos outros tipos de dentes de crocodilos do Jurássico superior como o Theriosuchus, Bernissartia ou o Lisboasaurus.


Sem comentários: