sábado, junho 07, 2008

Saída campo a Alhadas

Texto por Bruno Pereira.

No passado dia 24 de Maio, eu, Ricardo araújo e o Octávio Mateus fomos fazer uma saída de campo na zona de Alhadas (ao Norte da Figueira da Foz).
Alhadas situa-se no flanco Sul do antiforma da Figueira da Foz, onde as rochas aflorantes são jurássicas.
No caminho deparámos com este magnífico afloramento, onde é evidente um paleoleito de rio a curtar uma sequência de depósitos lacustres. Como se vê na fotografia é bem visível essa intersecção pela diferença de tonalidades entre os sedimentos.

Chegados a Alhadas, os cortes recentes, feitos pela construção da auto-estrada, que pretendiamos prospectar estavam interditos. Infelizmente a auto-estrada já está em funcionamento pelo que não podêmos aceder a eles.

Tivemos então que nos contentar com explorar as zonas não vedadas pela cerca da autoestrada, o que se revelou produtivo para as amonites (bonitas e grandes).

Saídos deste local, fomos visitar uma pedreira ainda na zona de Alhadas. Aí estavam mais uma vez presentes as amonites, bem como belemnites e raros braquiópodes (Rhynconellas).

Com o dia no fim fomos dar um pulinho até Buarcos, à pedreira da Cimpor. Os buracos que vêem na foto não são pegadas, são sim marcas de explosões quando a cimenteira estava em laboração.

Sem comentários: