segunda-feira, junho 23, 2008

O dinossauro carnívoro Allosaurus europaeus




O dinossauro carnívoro Allosaurus fragilis do Jurássico Superior (cerca de 150 milhões de anos) é um dos mais conhecidos na América do Norte, sendo considerado o inimigo natural do Apatosaurus, e provavelmente também de Diplodocus, Camarasaurus, Stegosaurus e Camptosaurus. Descrito inicialmente por Othniel Marsh em 1877, conhecem-se actualmente dezenas de espécimes, alguns dos quais atingem cerca de 12 metros de comprimento.
Sobretudo conhecido na Formação de Morrison, nos Estados Unidos, descobriram uns ossos na Tanzânia e em Portugal em meados e finais do século XX, respectivamente.
Contudo, um achado surpreendentemente bem conservado da Praia de Vale Frades, perto da Lourinhã, veio melhorar o conhecimento sobre este dinossauro pois compreende parte do crânio e vértebras cervicais que apresentam diferenças relativas ao Allosaurus fragilis, nomeadamente no tamanho e forma do osso jugal do crânio. Assim podemos compreender que não se trata de Allosaurus fragilis, mas de uma espécie parecida, mas distinta, à qual foi dado o nome Allosaurus europaeus.
O espécime que se encontra no Museu da Lourinhã e que recebeu o número de catálogo ML415 está tão bem conservado que até se podem ver os pequenos ossículos escleróticos que rodeavam o olho.
Allosaurus é um dos géneros de dinossauros que exista concomitantemente na América do Norte e na área que hoje é Portugal, conjuntamente com outros: Dryosaurus, Stegosaurus, Ceratosaurus, Torvosaurus e Apatosaurus. Este elenco faunístico faz-nos acreditar que, apesar do Atlântico Norte já existir durante o Jurássico Superior, os dinossauros ainda o podiam transpor.

Sem comentários: