Reposição de uma notícia do Jornal Público de 4.2.2008 (link):
Portugal e Espanha candidataram a património mundial da UNESCO as jazidas com pegadas de dinossauros encontradas na Península Ibérica, anunciou hoje a Comissão Nacional da UNESCO de Portugal.
Do lado português, cuja candidatura foi preparada sob a coordenação do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, em "estreita parceria" com as autoridades espanholas, foram incluídas três jazidas do Jurássico: Pedreira do Galinha e Vale de Meios, ambas no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e Pedra da Mua, no Parque Natural da Arrábida. "As jazidas com pegadas de dinossáurios constituem locais de excepcional interesse geológico e paleontológico e têm valor universal do ponto de vista científico, didáctico e patrimonial, pois constituem relevantes vestígios de locomoção de dinossáurios", realçou a Comissão Nacional da UNESCO de Portugal. "Outros trilhos, que por razões de ordem técnica não puderam nesta fase ser incluídos na candidatura, oportunamente serão objecto de uma adenda à presente proposta", refere a Comissão.
Esta candidatura, apresentada quinta-feira passada, deverá ser analisada na sessão de 2009 do Comité do Património Mundial, que decidirá sobre a sua integração na Lista do Património Mundial da UNESCO.
Sem comentários:
Enviar um comentário