domingo, setembro 04, 2005

Novas pegadas de dinossauros

Recolha de algumas pegadas na Praia de Porto Dinheiro


Foram descobertas cerca de 25 novas pegadas de dinossauros nas arribas da Lourinhã, onze das quais foram recolhidas para o Museu. Estas pegadas são, na verdade, os moldes naturais da pegada o que permite, 150 milhões de anos depois, estudar o movimento da passada. Foram identificadas pegadas de estegossauros, anquilossauros, saurópodes e terópodes, ou seja, representantes dos grandes grupos de dinossauros que existiram no Jurássico, o que deixa entusiasmados os paleontólogos Octávio Mateus, do Museu da Lourinhã e Universidade Nova de Lisboa, e o dinamarquês Jesper Milàn, do Instituto Geológico de Copenhaga, que estiveram à procura de pegadas. São as primeiras pegadas de dinossauros estegossauros e anquilossauros que se encontram em Portugal. Pegadas destes animais são raras a nível mundial.

Uma das jazidas, na Praia de Porto Dinheiro, revelou uma variedade de pegadas bem conservadas. Inclui três pegadas de dinossauros carnívoros com 35 cm de comprimento, uma pegada bem conservada de pé de dinossauro estegossauro, a primeira que se descobre em Portugal deste tipo de dinossauro. Foram também recolhidas enormes pegadas, com 1 metro, de dinossauro saurópode e que ainda conservam impressões da pele. Estas pegadas mostram que as escamas dos dinossauros saurópodes tinham um padrão hexagonal e é talvez a melhor impressão de pele das patas dos saurópodes que se conhece. Uma das descobertas mais interessantes refere-se a uma pegada de um dinossauro carnívoro de proporções gigantescas. A pegada de quase 80 cm indica que se tratava de um animal com três metros e meio até a altura da anca. Este é o indício do maior dinossauro carnívoro do Jurássico, e são quase do tamanho das pegadas do famoso Tyrannosaurus rex do fim do Cretácico.

A geologia da Lourinhã tem características excepcionais, sendo um dos poucos locais onde se recolhem restos esqueléticos e pegadas na mesma área. Esta particularidade permite aos paleontólogos estabelecer a relação entre as pegadas e os dinossauros que as produziram.

Todas estes achados datam do Jurássico superior, cerca de 150 milhões de anos, e foram coordenados pelo paleontólogo do Museu da Lourinhã e Universidade Nova de Lisboa, Octávio Mateus, e tiveram o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã e de Valinhas Seguros.

Sem comentários: