sábado, setembro 25, 2004

Importância da Paleontologia e do Estudo dos Dinossauros

Octávio Mateus

A Paleontologia é uma ciência fascinante que estuda os fósseis e seres extintos. Os fósseis são a principal prova da existência de seres já desaparecidos e contribuem para a percepção da idade da Terra, das suas mudanças ao longo do tempo e da evolução da Vida. Em última análise, os fósseis são o principal indicador do que todos nós, humanos, somos na realidade: elementos da evolução biológica ao longo dos milhões de anos que nos precederam. Por outro lado, os fósseis estão na base de um dos principais agentes económicos mundiais da sociedade actual: os combustíveis fósseis, entre os quais o petróleo.

Embora essencialmente associada à Geologia e Biologia, a Paleontologia tem um rumo e espaço próprios com inúmeras implicações interdisciplinares. Por exemplo, além de paleontólogos, biólogos e geólogos, o estudo da mecânica do esqueleto de um dinossauro requer estudos em física; e o estudo da extinção necessita de astrofísicos, vulcanologistas, fisiologistas e físicos.

Além disso, do ponto de vista pedagógico, o estudo dos dinossauros é um modelo para a própria construção e epistemologia da Ciência, em que se pode partir de uma hipótese, desenvolver um método para a testar, obter resultados e discuti-los, oferecendo uma noção do que é a Ciência na realidade.

A temática dos dinossauros é actual e tem muita aceitação por parte da sociedade, em geral, e dos jovens, em particular. Esta ciência está em permanente evolução, uma vez que são frequentes novas descobertas, muitas vezes acompanhadas pela comunicação social.






Sem comentários: