quinta-feira, abril 29, 2004

NINHO DE PAIMOGO

Os dinossáurios eram os vertebrados de crescimento mais rápido?

Os dinossauros são os vertebrados com o crescimento mais rápido. Os dinossauros da Lourinhã corroboram com esses dados, conforme demonstrado nos estudos feitos por Ricqlés et al (2001).
RICQLÈS, A. DE; MATEUS, O.; ANTUNES, M. TELLES ; & TAQUET, P. (2001). Histomorphogenesis of embryos of Upper Jurassic Theropods from Lourinhã (Portugal). Comptes rendus de l'Académie des sciences - Série IIa - Sciences de la Terre et des planètes. 332(10): 647-656.


Os ovos depositados na Lourinhã seriam de crocodilo?

Na Lourinhã conhecem-se várias jazidas com ovos de dinossauros, entre as quais se destaca a jazida de Paimogo, como um enorme ninho de dinossauros terópodes. Entre mais de uma centena de ovos de dinossauros descobriram-se três ovos de crocodilo, os mais antigos do mundo. Essa ocorrência permite-nos pensar numa relação de comensalismo entre dinossauros e crocodilos durante o Jurássico.

O ninho de Paimogo é o maior e um dos + antigos ou o + antigo e um dos maiores?
O ninho de Paimogo tem cerca de 120 ovos o que o faz o maior ninho do mundo. Existem ovos ou cascas de ovos mais antigos, mas o ninho de Paimogo é a mais antiga estrutura de nidificação. É o único com embriões na Europa e possui os mais antigos ossos embriões do mundo (150 milhões de anos).

Octávio Mateus

Sem comentários: