quinta-feira, abril 29, 2004

IMPORTÂNCIA DO MUSEU DA LOURINHÃ

O Museu da Lourinhã, criado em 1984, possui a maior colecção de fósseis de dinossauros de Portugal, alguns são espécimes únicos. Possui vestígios de dezenas de espécies de animais e plantas do Jurássico Superior, com 150 milhões de anos, com é o caso de partes do esqueleto de Lourinhanosaurus, Dinheirosaurus, Draconyx, Camarasaurus, Apatosaurus, Allosaurus, Torvosaurus, Ceratosaurus, Dacentrurus, entre outros. Possui partes de crânios de dinossauros, facto único a nível nacional e raro a nível europeu.
Além de registo ósseo, o Museu da Lourinhã também é importante por outros vestígios como pegadas e ovos, em que se destaca o ninho de Paimogo, uma das mais importantes descobertas realizadas no domínio da Paleontologia em Portugal.
O Museu recebe milhares de visitantes por ano. O Museu da Lourinhã encontra-se num edifício do início do séc. XX que não foi concebido para museu. Por isso, esta instituição tem um projecto de modernização e de expansão a áreas adjacentes. Pretende-se ampliar o espaço exterior do edifício do Museu, de modo a criar um espaço lúdico/didáctico complementar da área expositiva. Esta ampliação permite, promover a imagem do complexo, e aumentar e diversificar a oferta turística do museu, em termos de produto cultural.
Este projecto apresenta assim duas valências: uma de complementaridade da exposição existente (função técnico-científica), e outra de diversidade viabilizando a execução de um programa cultural autónomo, mas integrado na estratégia do Museu (função turística).

Octávio Mateus


Sem comentários: