sexta-feira, fevereiro 17, 2023

Welwitschia mirabilis

Welwitschia mirabilis em Angola


Welwitschia mirabilis é uma planta muito incomum e única, endêmica da região desértica do sudoeste da África. Ela é frequentemente citada como um exemplo de "fóssil vivo" porque é considerada um dos organismos vivos mais antigos e primitivos da Terra.

A Welwitschia mirabilis é uma planta perene, que cresce apenas duas folhas ao longo de sua vida, que podem ser muito longas (até 4 metros) e são divididas em numerosos segmentos. Sua raiz principal é muito longa e pode chegar a 3 metros de profundidade para buscar água subterrânea. A planta é dioica, o que significa que existem plantas masculinas e femininas separadas.

Acredita-se que a Welwitschia mirabilis tenha evoluído a partir de plantas semelhantes que existiam há mais de 150 milhões de anos. Seu habitat natural é uma das regiões mais áridas e inóspitas do planeta, o que a torna um exemplo notável de adaptação extrema à vida em condições difíceis.

Embora a Welwitschia mirabilis seja frequentemente chamada de "fóssil vivo", ela não é tecnicamente um fóssil. Em vez disso, é um organismo vivo que é considerado um representante sobrevivente de um grupo antigo de plantas que já foram muito mais comuns no passado. Essas plantas evoluíram há muito tempo e mudaram muito pouco desde então, tornando-as uma janela fascinante para o passado da Terra.
 

Sem comentários: