quinta-feira, julho 09, 2020

Segmentação de imagem para modelos 3D de fósseis

O que é Segmentação de Imagem?
Segmentação de Imagem traduz imagens em duas dimensões (2D), obtidas a partir de tomografia computadorizada, em modelos digitais (3D). Isso possibilita o estudo e manipulação de objetos pelo computador. As segmentações são feitas pelos softwares 3D Slicer e Avizo.

Quais as vantagens da Segmentação de Imagem?
Analisar estruturas internas
A tomografia permite olhar além da superfície, de maneira não destrutiva ou invasiva.
Isso permite estudos nas áreas de ciências médicas (análise de órgãos internos, esqueleto, doenças), geologia (fósseis em sedimento, análise de estruturas internas de rochas e minerais), biologia (estudos anatômicos e morfológicos) e engenharia (visualização de componentes internos, categorização de materiais e estudos mecânicos).


Manipular objetos com maior facilidade
Objetos podem ser frágeis, de grande valor, muito grandes ou muito pequenos para a manipulação física.

Acesso remoto ao alvo de estudo
A segmentação permite a criação de modelos que podem ser compartilhados com diferentes pessoas ao redor do mundo. Além disso, permite o trabalho sem a necessidade de deslocamentos constantes.

Impressão 3D
Os modelos criados pela Segmentação de Imagem podem ser impressos e manipulados fisicamente, ou utilizados para fins didáticos (como exposições, aulas e congressos).

O Departamento de Ciências da Terra da Universidade Nova de Lisboa presta serviços de segmentação de fósseis para estudos de paleontologia.

Sem comentários: