terça-feira, maio 16, 2017

Nova espécie de dinossauro aumenta a já inesperada diversidade de dinossauros da família do Diplodocus


A nova espécie Galeamopus pabsti é o dinossauro mais recente descrito pelos paleontólogos do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Turim, Itália, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã, em Portugal. Este dinossauro jurássico foi escavado por uma equipa suíça, no Wyoming (EUA) em 1995, liderada por Hans-Jakob "Kirby" Siber e Ben Pabst.
É a mais recente de uma série de novas descobertas dos paleontólogos Emanuel Tschopp e Octávio Mateus, cujo trabalho conjunto se iniciou em 2012 com a descoberta da nova espécie Kaatedocus siberi. O novo artigo foi publicado online na revista PeerJ, de acesso aberto, no passado dia 2 de maio.

Galeamopus pabsti é semelhante aos famosos dinossauros Diplodocus e Brontosaurus, mas com pernas mais maciças e um pescoço particularmente alto e triangular perto da cabeça. É a segunda espécie do género Galeamopus, que foi reconhecido como um novo género, diferente do Diplodocus, pelos mesmos investigadores em 2015. A nova espécie é dedicada a Ben Pabst, que encontrou o esqueleto, e o preparou para a montagem no Sauriermuseum Aathal, na Suíça, onde é um dos principais atrativos da exposição permanente.

Reconstrução em vida de Galeamopus pabsti por Davide Bonadonna.


Os saurópodes da família do Diplodocus, os diplodocídeos, estão entre os dinossauros mais icónicos. Com seus pescoços e caudas muito alongados, representam a forma típica do corpo de saurópodes. As espécies deste grupo ocorrem também em África, na América do Sul e na Europa, mas a diversidade mais elevada é encontrada nos EUA, onde se conhecem mais de 15 espécies destes gigantes, incluindo também o famoso Brontosaurus.


Sem comentários: