terça-feira, abril 12, 2016

Espécimes-tipos: holótipos, parátipos e sintipos na taxonomia

Na sistemática e taxonomia, uma espécie ou um género são conceitos abstractos. Não existe algo tangível e palpável que seja "a espécie". Por outro lado, esse conceito tem como base animais ou plantas individuais que podem ficar conservados em museus ou universidades como espécimes e amostras reais e palpáveis. Os espécimes usados para fins taxonómicos, como a designação de uma nova espécie, são denominados de espécimes-tipo. Todos tipos devem estar num repositório de acesso científico (museu ou universidade) e disponível para estudo por outros investigadores. Existem vários espécimes tipo:

Holótipo: Amostra ou espécime único que serve como referência base da primeira descrição e nomeação de uma espécie de organismo vivo.
Por exemplo, o holótipo do  saurópode diplodocídeo Kaatedocus siberi Tschopp & Mateus 2013 é o espécime SMA 0004 que inclui parte de crânio e vértebras cervicais de um único indivíduo, exposto no Saurier Museum Aathal, na Suíça .
Holótipo de Kaatedocus siberi SMA 0004 por Oliver Demuth, Suíça.

Parátipo: Amostras ou espécimes adicionais (que não o holótipo) que servem como apoio na primeira descrição e nomeação de uma espécie de organismo vivo.
Exemplo: O parátipo do terópode Torvosaurus gurneyi Hendrickx & Mateus 2014 inclui o fémur esquerdo ML632, exposto no Museu da Lourinhã.


Neótipo: Amostra ou espécime de referência para a espécie, mas designado após a descrição original, devido ao holótipo original nunca ter sido designado ou ter sido perdido ou destruído.


Sintipo: Qualquer um dos vários espécimes que está listado numa descrição da espécie onde vários espécimes mas nenhum holótipo foi designado.


Lectótipo: Espécime escolhido para servir como espécime-tipo único selecionado a posteriori a partir de um conjunto de síntipos, quando o holótipo não foi designado.



Emanuel Tschopp & Octávio Mateus (2013) The skull and neck of a new flagellicaudatan sauropod from the Morrison Formation and its implication for the evolution and ontogeny of diplodocid dinosaurs, Journal of Systematic Palaeontology, 11:7, 853-888, DOI: 10.1080/14772019.2012.746589

1 comentário:

Unknown disse...

The beautiful drawing of the holotypic skull of Kaatedocus siberi is made by Oliver Demuth from Zurich, Switzerland. If you can, please include this in a caption, Octávio
Cheers,
Emanuel