segunda-feira, setembro 07, 2015

O Baião do Tempo Geológico

A música e paleontologia fazem sempre uma combinação interessante e divertida. Hoje trazemos uma música geológica, nomeadamente um Baião que é um género de música e dança popular do nordeste do Brasil.

O Baião do Tempo Geológico (www.youtube.com/watch?v=QewNyFtz4OM)

Cantada pelo grupo TRIO LOBITA, composta por Marcelo Favoreto temos o que é talvez a mais geológica de todas as músicas: "O Baião do Tempo Geológico" (2015) (Link Youtube).

É uma música engraçada, cantada em Português brasileiro, bem etnográfico com as respectivas caneladas na gramática, mas com uma animada forma de ensinar as divisões do tempo geológico, do Arqueano até ao Holoceno, passando pelas subdivisões do Proterozóico, Paleozóico, Mesozóico e Cenozóico. Vale bem a pena ouvir.

Logotipo do grupo Trio Lobita, com uma trilobite que lhe dá o nome.
O grupo Trio Lobita tem também outras música de cariz geológico como a Calma Carbonato (2013) e a Triste História do Meandro Abandonado (2013). Na sua página de Facebook, o grupo identifica-se como fazendo "geologic music". A terminologia geológica está em português brasileiro.

Em tempos mostrámos um exemplo de música anglófona com dinossauros, incluindo a música "I'm a Paleontologist" que é popularmente dançada no congresso anual da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados, numa cena digna de se ver e apreciar: alguns dos mais reputados paleontólogos do mundo dançando I'm a Paleontologist.


Sem comentários: