domingo, janeiro 25, 2015

Porque é que os dinossauros eram tão grandes?


O Jornal i e a Ciência Viva têm uma colaboração diária com uma pergunta científica e respondida por investigadores nacionais. 

Desta vez foi "Porque é que os dinossauros eram tão grandes?" e coube-me dar a resposta.




Os dinossauros eram tão grandes porque durante milhões de anos ocorreu uma “corrida evolutiva ao armamento” com vantagens em ser grande: os carnívoros cresceram para poderem caçar presas maiores e estas cresceram para escapar aos predadores. Numerosas linhagens de dinossauros, carnívoros e herbívoros, tornaram-se gigantes. Além disso os dinossauros tinham adaptações que facilitaram o gigantismo: uma respiração muito eficiente, ossos com sacos de ar, crescimento muito rápido e estruturas esqueléticas que suportavam muito peso.

O ambiente e o tempo também ajudaram porque havia abundância de oxigénio e longos períodos de estabilidade que permitem o crescimento da massa corporal nas linhagens (regra de Cope).

Alguns dinossauros foram os maiores animais que alguma vez caminharam sobre a terra. Alguns dos gigantes saurópodes herbívoros atingiam 40 metros de comprimento. Curiosamente, os maiores animais de sempre ainda vivem hoje: as baleias. A baleia-azul é o maior animal que alguma vez existiu e o cachalote o maior de todos os predadores de sempre. Nem todos os dinossauros eram gigantes e alguns atingiam o tamanho menor que um melro. Na verdade, como as aves são dinossauros, o menor de todos é o minúsculo colibri, como pouco mais de 2 cm de comprimento. Contudo, é verdade que a maioria dos dinossauros do Mesozóico eram de grande porte.

Sem comentários: