quarta-feira, agosto 21, 2013

Museu da Lourinhã assinala 20.º aniversário da descoberta de ovos de dinossauro

Notícia do Jornal Público de 27 de Julho sobre a exposição temporária de ovos de dinossauro:


Museu da Lourinhã assinala 20.º aniversário da descoberta de ovos de dinossauro

Um dos achados mais importantes do país.

Um dos achados na Lourinhã DANIEL ROCHA

O Museu da Lourinhã inaugura este sábado uma mostra temporária que assinala os 20 anos da descoberta do “ninho [de dinossauros] de Paimogo”, considerado um dos achados paleontológicos mais importantes do país.
“Ovos, ossos e dentes de embrião” são alguns dos achados que, entre este sábado e 15 de Setembro, podem ser vistos no Museu da Lourinhã, assinalando “um dos achados mais importantes da história da paleontologia em Portugal”, disse à Lusa Hernani Mergulhão, presidente do GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã.

O “ninho de Paimogo” foi descoberto em 1993 nas arribas com o mesmo nome, no concelho da Lourinhã, e mantém-se ainda hoje “como um dos mais interessantes ninhos fósseis conhecidos e estudados cientificamente”, acrescentou o mesmo responsável.

O ninho foi escavado e estudado por equipas do GEAL, revelando-se “de importância mundial”, devido à presença de “embriões bem conservados e à grande quantidade de ovos”.

Da mostra fazem igualmente parte vestígios do “ninho de Porto das Barcas”, outras das descobertas estudadas pelos investigadores do GEAL que tornaram o Museu da Lourinhã “pioneiro na utilização de tecnologias de ponta no estudo dos seus dinossauros”.

Avanços que, sublinhou Hernâni Mergulhão, permitiram aos investigadores “romper alguns mitos que havia e revelar novos conhecimentos sobre a estrutura dos ovos de dinossauro”, entretanto publicados pela revistaScientific Reports.

Sem fugir ao rigor científico, mas também sem descurar a “vertente lúdica” a exposição comemorativa dos 20 anos da descoberta do ninho é complementada com elementos documentais que explicam as características e forma de vida das respectivas espécies.

A expectativa dos organizadores é que a mostra “atraia um grande número de visitantes”, dado ocorrer nos meses de Verão e tendo em conta que no mês de Agosto do ano passado foi batido o recorde dos cinco mil visitantes.

A exposição pode ser visitada todos os dias do mês de Agosto, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30, com visitas guiadas às 11h00, 15h00 e 17h00. Durante o mês de Setembro, estará patente de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00, com visitas guiadas às 11h00, 15h00.

Sem comentários: