terça-feira, junho 25, 2013

Há 150 anos que se descobrem dinossauros na Lourinhã

Há 150 anos que se descobrem dinossauros na Lourinhã


No passado dia 20 de Junho fez 150 anos sobre a primeira descoberta de um dinossauro em Portugal. Um dente de um dinossauro carnívoro, possivelmente Torvosaurus, descoberto em Porto das Barcas, no concelho da Lourinhã pelo geólogo Carlos Ribeiro, em 1863.
Carlos Ribeiro (1813-1882) foi referido por Lapparent & Zbyszewski (1957: 18), que referem “Coupe du Vale do Portinheiro à Carrasqueira. Cette coupe, faite en 20/6/1863, se place sur la côte entre Praia das Carreiras et Porto de Barcos (Lourinhã). Elle comprend le [sic] succession suivante, observée par Carlos Ribeiro. [...] C.11- Argile micacée gris-verdâtre avec ossements et dents de Dinosauriens, Chéloniens, Poissons et Mollusques divers”. Analisando as figuras 6 e 17 da Estampa XII deparamos com dois dentes de terópode (classificados como Megalosaurus sp. e M. pombali) com a proveniência “Coupe du Vale do Portinheiro à Carrasqueira”, onde Ribeiro trabalhou em 1863. Estes dentes serão, possivelmente, os vestígios colhidos por Carlos Ribeiro e, por conseguinte, os primeiros fósseis de dinossauros reconhecidos em Portugal, em 1863.
Busto do geólogo Carlos Ribeiro (1813-82)  presente no Museu Geológico em Lisboa.
Em Portugal, há evidência de colheitas de fósseis, às vezes trabalhados pelo Homem, desde a Idade do Bronze, mas as primeiras relações documentadas entre o Homem e vestígios de dinossauros remontam à Idade Média. Na jazida da Pedra da Mua (Cabo Espichel) as pistas de dinossauros induziram a lenda da N. Srª da Pedra da Mua. Daí resultou a primeira ilustração de pegadas de dinossauro: na Capela da Memória (em 1410) devido à existência de supostas pegadas de uma mula (mua, em português antigo) um dos dez painéis de azulejos ilustra a Nossa Senhora da Pedra da Mua, em cima de uma mula, deixando um rasto de pegadas.
O primeiro artigo científco sobre fósseis publicado em Portugal deve-se ao Padre Jesuíta João de Loureiro (1717-1791) que tratou de caranguejos fósseis provenientes da Cochinchina (parte do actual Vietname). Loureiro refere os processos de fossilização e propriedades curativas.


Em jeito de provocação: dia 20 de Junho devia ser o Dia Nacional da Paleontologia! :)

Fonte:
Mateus, O.  2005.  Dinossauros do Jurássico Superior de Portugal, com destaque para os saurísquios. Dissertação de Doutoramento,  Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. 375 pp.


Referências citadas:
A. F. d.e. Lapparent and G. Zbyszewski. 1957. Les dinosauriens du Portugal. Mémoires des Services Géologiques du Portugal, nouvelle série 2:1-63

Sem comentários: