quinta-feira, maio 23, 2013

Paleontólogo Michael Benton

O nosso paleontólogo do mês é o Prof. Michael Benton, que estará em breve em Portugal.

Michael J. Benton (n. Abril 1956) é um paleontólogo britânico, membro da Royal Society of Edinburgh, e professor de paleontologia de vertebrados do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Bristol. Tem trabalhado em macroevolução e paleobiologia, em que se destaca a evolução de répteis, eventos de extinção e mudanças de fauna no registro fóssil, diversificação de vida, qualidade do registro fóssil, formas de filogenias, extinções em massa, evolução do ecossistema, filogenia de diapsídeos e  arcossauros basais e origem dos dinossauros. 
Ele é o autor de vários livros de texto paleontologia (por exemplo, Paleontologia de Vertebrados) e livros infantis. Ele também é conselheiro  em muitas produções de média, incluindo da BBC Walking with Dinosaurs e foi consultor do programa para Paleoworld no Discovery Science. 
É autor de cerca de 50 livros e centenas de artigos científicos que totalizam cerca de 12.000 citações, e um índice H de 56, um dos maiores entre todos os paleontólogos de vertebrados.
Ele foi condecorado com a Medalha Lyell da Sociedade Geológica de Londres, em 2007, foi um Edward Baixo Distinguido Visiting Scholar na Universidade de Yale em 2009, e atualmente é presidente da  International Paleontological Association.
Prof. Michael Benton (foto daqui)
Exemplo de algumas obras:
Benton, M. J. (2009). Vertebrate palaeontology. Wiley-Blackwell.
Benton, M. J. (1995). Diversification and extinction in the history of life.Science(Washington)268(5207), 52-58.
Benton, M. J., & Donoghue, P. C. (2007). Paleontological evidence to date the tree of life. Molecular biology and evolution24(1), 26-53.

O Prof. Michael Benton visitou o Museu da Lourinhã em 1998. Actualmente, ele e Octávio Mateus co-orientam o paleontólogo português Bruno Pereira, na sua tese sobre Equinodermes do Mesozóico de Portugal, na Universidade de Bristol e Universidade Nova de Lisboa.

Fontes:

Sem comentários: