domingo, dezembro 16, 2012

Kaatedocus: Nova espécie de dinossauro descrita por paleontólogos da Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL) e Museu da Lourinhã




Nova espécie de dinossauro descrita por paleontólogos da Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL) e Museu da Lourinhã


Chama-se Kaatedocus siberi e é o mais recente dinossauro descrito pelos paleontólogos da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã. Este dinossauro jurássico foi escavado por uma equipa suíça, em 1991, liderada por Hans-Jakob "Kirby" Siber , no Wyoming, nos Estados Unidos, mas estudado por dois paleontólogos destas instituições portuguesas: o suíço Emanuel Tschopp e o português Octávio Mateus. Ambos os paleontólogos colaboram há vários anos com  o Sauriermuseum Aathal, Suíça, pelo que foram escolhidos para estudar os dinossauros saurópodes.

Semelhante ao famoso dinossauro Diplodocus, esta nova espécie é mais  antiga e mais pequena, o que justifica o nome Kaatedocus, que alude ao um pequeno Diplodocus, já que Kaate é um diminutivo na língua dos nativos americanos Crow. O nome foi escolhido em homenagem aos habitantes daquela região do Wyoming.
Os saurópodes diplodocídeos estão entre os dinossauros mais emblemáticos. Com seus pescoços e caudas muito alongados, apresentam a forma de corpo típico de saurópodes. Além dos populares e bem conhecidos Diplodocus e Apatosaurus, são já conhecidos outros géneros. Atualmente, há 12 a 15 espécies diferentes consideradas válidas, incluindo a espécie portuguesa Dinheirosaurus  lourinhanensis, descoberta na Lourinhã nos anos 80. O Dinheirosaurus tinha cerca de 25 metros de comprimento e o Kaatedocus tinha entre 12 e 14.
A grande maioria das espécies de diplodocídeos é oriunda do Jurássico da Formação de Morrison, Oeste dos EUA. O Kaatedocus, porém, foi encontrado mais a Norte e é ligeiramente mais antigo do que os restantes, sendo, por isso, um elemento importante para compreender a evolução desta família.
Deste dinossauro foram recolhidos o pescoço e o crânio, em excelente estado de conservação, que estão agora em exposição no Museu de Dinossauros de Aathal, na Suíça.
A descrição da nova espécie, que constituiu um avanço significativo na compreensão da família dos diplodocídeos, consta de um artigo publicado na ultima edição online do reputado Journal of Systematic Palaeontology.
Kaatedocus siberi, por Davide Bonadonna
O paleontólogo Octávio Mateus já descreveu várias novas espécies e géneros de dinossauros, incluindo saurópodes em quatro continentes como o LusotitanDinheirosaurus ou Europasaurus, na Europa, Angolatitan em África, Tangvayosaurus na Ásia e agora o Kaatedocus na América do Norte. É o orientador de doutoramento de Emanuel Tschopp, na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.


Sem comentários: