quarta-feira, outubro 24, 2012

Como ser paleontólogo?


   Como não existe licenciatura em Paleontologia é frequente a pergunta "qual o curso que terei de seguir para enveredar por essa profissão? E depois, existe alguma especialização?"

   A paleontologia tem duas pernas: Biologia e Geologia. Será coxa sem uma delas. Isto porque a biologia providencia um melhor preparação sobre a evolução das espécies e da sua descrição, enquanto a Geologia dá um melhor enquadramento paleo-ambiental e noção de tempo.

Escavação de dinossauros na Mongólia (Foto: O. Mateus)
   Um estudante do ensino secundário que queira ser paleontólogo deverá seguir para Biologia ou Geologia (ou áreas similares). Há várias licenciaturas destas pelo país, devendo sempre complementar a sua educação com disciplinas adicionais (de Estratigrafia, por exemplo, caso tenha optado pelo curso de Biologia). Segue-se o mestrado, e o único específico em Paleontologia é o recentemente Mestrado em Paleontologia criado em associação entre a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Évora. Existem outros, mas menos específicos. A seguir segue-se o Doutoramento.
O meu percurso pessoal foi a licenciatura em "Biologia" pela Universidade de Évora e o Doutoramento em "Geologia, especialidade em Estratigrafia e Paleontologia" pela Universidade Nova de Lisboa.

   Também encorajo os estudantes a não fazerem todo o percurso na mesma instituição de ensino. Ao fazerem níveis de ensino em  instituição diferentes dá-lhes uma maior perspectiva do mundo de trabalho. Nalgumas universidades estrangeiras isto é obrigatório e não aceitam candidatos de doutoramento que tenham feito todo o percurso naquela instituição.


Mestrado em Paleontologia:  www.dct.fct.unl.pt

6 comentários:

Lâmpada Mágica disse...

Boa tarde Professor Otávio. Gostaria de contactá-lo via email para lhe propor algo. Como o poderei fazer?

Cumprimentos,
Catarina

Octávio Mateus disse...

o meu contacto é o omateus @ gmail . com

Paulo Vinícios disse...

além de geologia e biologia, tem a faculdade de paleontologia?

Anónimo disse...

o meu sonho e ser paleotolago Octávio Mateus sou seu fã

A menina Leonor disse...

Sempre quis tirar o curso de medicina. Acho o ser humano, o corpo físico e psíquico bastante complexo e interessante. Como não tinha média e para acompanhar os amigos segui uma área completamente diferente e acabei por tirar Ciências Históricas mas na vertente Património. Quando terminei fui a uns seminários de Paleontologia. Achei que era o que juntava a História e o Homem. Conseguir ver através de um osso se era homem ou mulher, que idade tinha, qual a provável causa de morte, se tinha doenças era e ainda é fascinante. Ainda pesei tirar uma pós graduação mas não o fiz. Falta disponibilidade de tempo e de localização. É que eu sou do Porto.
Continue a fazer o que gosta!! É um privilegiado.

Unknown disse...

Existe alguma profissão de apoio a atividade de paleontólogo que nao exija curso superior? O meu filho tem autismo e sabe tudo sobre dinossauro e fosseis e sonha ser paleontólogo e com as escavações...