quarta-feira, outubro 12, 2011

Luís de Camões e o dinossauro Angolatitan adamastor

O dinossauro saurópode descoberto em Angola em 2005, foi este ano batizado Angolatitan adamastor. O nome de género significa "Titã de Angola" por se tratar de um animal de grande porte (cerca de 13 metros). O nome "adamastor" é uma alusão a mitologia portuguesa durante as navegações quinhentistas na costa africana (ou "Descobrimentos" numa perspectiva europeia), em que se acreditava existir um monstro antropomórfico que afundava os navios e caravelas portuguesas.

O poeta Luís Vaz de Camões (1524?-1580) escreve magistralmente no seus Lusíadas:

Chamei-me Adamastor [...]

Converte-se-me a carne em terra dura,
Em penedos os ossos se fizeram,
Estes membros que vês e esta figura
Por estas longas águas se estenderam;
Enfim, minha grandíssima estatura
Neste remoto cabo converteram


Os Deuses, e por mais dobradas mágoas,
Me anda Thetis cercando destas águas.


Transformação de Adamastor no Cabo das Tormentas - Canto V dos
Lusíadas, estrofe 59.

Luís (ou Luiz) Vaz de Camões, poeta e herói português ( (?1524-1580)


Estas linhas parece que foram feitas para descrever o Angolatitan adamastor:

Converte-se-me a carne em terra dura, 
Em penedos os ossos se fizeram, => Ossos fossilizados /petrificados
Estes membros que vês e esta figura => Descobrimos apenas um membro anterior 
Por estas longas águas se estenderam; => O esqueleto foi arrastado pelas águas até ao mar
Enfim, minha grandíssima estatura => corpo estimado em 13 metros
Neste remoto cabo converteram => Descoberto na costa africana


Os Deuses, e por mais dobradas mágoas,
Me anda Thetis cercando destas águas.
=> Thetis é o nome de um antigo oceano (que banhava a Pangea)


Esta estrofe foi incluída no manuscrito original do artigo que descreve o Angolatitan adamastor (Mateus et al., 2011), mas a revista Anais da Academia Brasileira de Ciências não aceitou a sua inclusão e o artigo foi publicado sem ela.


Mateus, O., Jacobs, LL., Schulp, AS., Polcyn, MJ., Tavares, TS., Neto, AB., Morais, ML., Antunes, MT. (2011). Angolatitan adamastor, a new sauropod dinosaur and the first record from Angola. Anais da Acad. Brasileira de Ciências. 83(1): 1-13

Sem comentários: