quarta-feira, agosto 10, 2011

Fósseis de África no Museu da Lourinhã

O Museu da Lourinhã apresenta, entre os dias 6 de Agosto e 9 de Outubro, uma exposição temporária, representativa das descobertas paleontológicas efectuadas em Angola e Moçambique por paleontólogos do Museu, em colaboração com investigadores de universidades locais e estrangeiras.

Nesta exposição, o visitante poderá ver exemplares de Angola, incluindo a tartarura marinha Angolachelys mbaxi, o dinossauro Angolatitan adamastor ou os mosassauros Angolasaurus bocagei e Prognathodon kianda, do Cretácico superior. Entre as peças expostas, está um fóssil de Sinapsídeo (grupo de animais que estão na origem de todos os mamíferos), proveniente de Moçambique e que conta mais de 250 milhões de anos (período Pérmico).
Estes fósseis regressam aos respectivos países de origem depois desta exposição e estudo.


O Museu da Lourinhã está envolvido em dois projectos dedicados a África: PaleoAngola e PalNiassa respectivamente em Angola e Moçambique. Estes Projectos têm como missão descobrir, recolher, preparar, estudar, preservar e expor fósseis, sobretudo de vertebrados. Constituem um contributo muito importante para a ciência e, em particular, para a afirmação daqueles países, no campo da investigação paleontológica, bem como para o fomento do gosto pela ciência, designadamente, junto das populações locais.

Durante o mês de Agosto existem visitas guiadas às 11:00, 15:00 e 17:00, estando o Museu aberto todos os dias (no resto do ano encerra às segundas-feiras e feriados).

Saiba mais sobre estes projectos visitando
http://www.paleoangola.org/
https://sites.google.com/site/palniassa/home

Sem comentários: