sexta-feira, julho 08, 2011

Discovery Channel a filmar os dinossauros da Lourinhã

Discovery Channel a filmar os dinossauros da Lourinhã

Réplica da notícia no Ciência Hoje:



Terópode português é referência na paleontologia internacional

Dinossauros da Lourinhã atraem atenções do Discovery Channel

2011-07-07
Exemplar no Museu da Lourinhã.
Exemplar no Museu da Lourinhã.
Uma equipa do canal televisivo norte-americanoDiscovery Channel está hoje a filmar vários achados e jazidas de dinossauros na Lourinhã para um documentário temático de seis episódios, que estreia em Setembro nos Estados Unidos.

Durante as filmagens do programa, repartidas entre o Museu da Lourinhã e locais onde foram descobertas jazidas de dinossauros, o director de animação do programa, John Tindall, disse que a Lourinhã vai retratar os dinossauros portugueses num dos seis episódios.
O responsável explicou que a Lourinhã “é uma referência” na paleontologia internacional, por ser “um dos locais do mundo com maior concentração de achados de dinossauro e de espécies”. A produção do programa está a recolher imagens dos dinossauros mais característicos descobertos no concelho e das respectivas jazidas aí existentes.

Intitulada «A revolução dos dinossauros», a série vai conjugar a ciência com o entretenimento, aliando as explicações científicas a uma história animada, contada com imagens tridimensionais, sobre aspectos como as migrações de dinossauros e as diferenças de tamanhos entre eles. “Neste documentário, estes animais ganham vida através de personagens que estamos a criar”, explicou John Tindall.

“A vinda do Discovery Channel a Portugal e à Lourinhã representa mais um passo no trabalho que temos vindo a fazer na afirmação do Museu da Lourinhã a nível internacional e no reconhecimento dos nossos achados pela ciência”, afirmou o paleontólogo Octávio Mateus.

Museu da Lourinhã contribuiu com novas espécies.
Museu da Lourinhã contribuiu com novas espécies.
Com filmagens repartidas entre Portugal, Estados Unidos e Canadá, o documentário vai estrear em Setembro para os espectadores norte-americanos, desconhecendo-se a data para ser visto em Portugal. Os fósseis de dinossauros descobertos na Lourinhã têm 150 milhões de anos e estão expostos no museu local, que por ano recebe cerca de 25 mil visitantes. Os primeiros achados, vértebras e costelas de um dinossauro saurópode herbívoro, foram descobertos há 27 anos nas arribas da praia de Porto Dinheiro.

Espécie de referência na ciência

A raridade do achado levou os paleontólogos a classificá-lo como uma nova espécie de referência para a ciência, ganhando o nome de“Dinheirosaurus lourinhanensis”.

Em 1993, o casal Isabel Mateus e Horácio Mateus viria a descobrir nas arribas da praia de Paimogo um ninho de dinossauro carnívoro terópode, com uma centena de ovos com embriões, o único em toda a Europa e o segundo mais antigo em todo o mundo. Os cientistas vieram a concluir que estavam perante uma nova espécie até então desconhecida, apelidando-o de “Lourinhanosaurus antunesi”.

O Museu da Lourinhã contribuiu com a descoberta de outras quatro novas espécies de dinossauros, sendo de destacar parte do esqueleto e crânio de um estegossauro herbívoro (“Miragaia longicolum), dentes, vértebras e partes dos membros inferiores e posteriores de um ornitópode camptosaurídeo (“Draconyx loureiroi”) e de parte do crânio do terópode carnívoro “torvosaurus taneri”, que se encontram em exposição.

Sem comentários: