sábado, novembro 06, 2010

A importância de uma biblioteca acessível: B-on

Não há domínio da ciência que não precise de uma biblioteca vasta, acessível e actualizada de artigos científicos, seja ela num formato tradicional com os documentos impressos em papel ou em formato digital em PDF. A verdade é que é (quase) impossível fazer ciência sem consultar os artigos científicos mais recentes.
Os investigadores debatem-se todos os dias com essa necessidade, sobretudo aqueles associados a pequenos centros de investigação e sem possibilidade de pagar a desmesuradamente dispendiosa assinatura de muitas revistas científicas.


Há algum tempo o Governo negociou uma das mais importantes medidas científicas em Portugal e agora a  B-on "reúne as principais editoras de revistas científicas internacionais de modo a oferecer um conjunto vasto de artigos científicos disponíveis on-line", acessíveis às instituições universitárias portuguesas.

Diz o site oficial:
Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente às instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de mais de 22.000 periódicos científicos internacionais e 18.000 ebooks de 19 fornecedores de conteúdos, através de assinaturas negociadas a nível nacional.
Esta biblioteca começou a ser planeada em 1999, altura em que na programação do Quadro Comunitário de Apoio foi referida por "Biblioteca Nacional de C e T em Rede". Em 2000, o OCT – Observatório das Ciências e Tecnologias procedeu a um levantamento exaustivo das assinaturas de revistas científicas de todas as instituições portuguesas para preparar as negociações com as editoras, em 2001 foi disponibilizada a importante ferramenta de bibliografia científica Web of Knowledge , do Instituto de Informação Científica de Filadélfia, que permitiu o acesso a títulos, resumos e informação de citações e impactos de cerca de 8.500 revistas, incluindo registos desde 1945. Também em 2001 foi iniciada pelo OCT a negociação com as principais editoras.

Como reacção, há uma petição pública a favor da manutenção da B-on: http://www.peticaopublica.com/?pi=BibOn. Já assinei e exorto a fazerem o mesmo.

Precisamos de acesso ao conhecimento científico!







.

Sem comentários: