sábado, outubro 23, 2010

Crocodilo Terminonaris do Cretácico afinal apareceu antes do que se pensava e na América do Norte

O género de crocodilo Terminonaris do Cretácico, que se pensava originário da Europa, afinal apareceu antes do que se pensava na América do Norte.

O crocodilo da família Pholidosauridae, denominado Terminonaris robusta, faz parte de uma linhagem cuja origem é controversa. A maioria dos exemplares são da América do Norte (com 83 a 93 Milhões de anos) e um exemplar descoberto na Alemanha, um pouco mais antigo, sugeria uma origem europeia deste género.

Contudo, uma nova descoberta agora anunciada em resultado de uma investigação realizada em parceria entre a Universidade Nova de Lisboa / Museu da Lourinhã e a Southern Methodist University mostra a ocorrência deste crocodilo aos 96 milhões de anos (Cenomaniano médio) no Texas, pelo que se trata da ocorrência mais antiga e mais meridional deste crocodilo. Isto vem mostrar que a sua origem evolutiva  não é na Europa, mas na América do Norte, pelo menos 3 milhões de anos antes, e que a distribuição do género é mais abrangente do que se pensava.

Esta investigação, liderada por Thomas Adams, foi apresentada na 70th Society of Vertebrate Paleontology Meeting, que ocorreu em Pittsburgh no início de Outubro.

Referência:
Adams, T.L., Polcyn, M.J., Mateus, O., Winkler, D.A. & Jacobs, L.L. 2010. New occurrence of the long-snouted crocodyliform, Terminonaris cf. T. robusta, from Woodine Formation (Cenomanian) ot Texas. Journal of Vertebrate Paleontology, 30, 52A.
PDF



te

Sem comentários: